O empreendedorismo digital e como contornar seus desafios

15 de fevereiro de 2019 Empreendedorismo Nenhum Comentário

Um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que o setor dos e-commerces cresceu 12% em 2017, movimento quase 60 bilhões de reais. O desempenho do setor é bem impressionante, se pensarmos que o varejo, em 2016, cresceu apenas 2%.

O grande número de pessoas comprando pela internet atraiu muitos empreendedores. Mas ao mesmo tempo que mostra um grande potencial revela grandes desafios.

No post de hoje vamos falar sobre como driblar essas dificuldades e prosperar no meio online.

O que você precisa saber antes

Antes de abrir o negócio digital você precisa saber quanto irá investir e como fará isso. Comece nas horas vagas ou depois do seu emprego. Não largue tudo em função da sua ideia, a não ser que tenha recursos ou um investidor para sustentar o projeto.

Desafios a serem superados

É fato que no mundo empreendedor existem inúmeros desafios e que precisam ser diariamente superados. Mas a perseverança para contornar qualquer obstáculo faz com que você se torne um empreendedor de sucesso. É na tentativa e erro que você consegue acertar.

Mas não se preocupe, para te ajudar nessa difícil jornada, separamos algumas dicas para facilitar esse processo.

Confira abaixo algumas delas:

Não tenha medo de investir em uma área que você desconhecida

É para isso que você irá estudar, aprender o máximo sobre tudo que pode te ajudar a crescer. Aprenda sobre marketing, tecnologia, redes sociais e sobre aspectos financeiros e administrativos.

Quem é o seu público?

Talvez esse seja o maior desafio que os empreendedores digitais enfrentam. Portanto, mais do que pesquisar por perfis de pessoas, busque por tendências de consumo.

O baixo investimento pode enganar

O mercado digital costuma ser o mais barato para se investir, mas é preciso cuidado. Pois, mesmo gastando pouco você pode acabar mal.

Então faça contas, cuide da gestão financeira da empresa, e desde o começo invista em planejamentos.

Enfrentar a concorrência

Tenha em mente que a concorrência no meio digital é muito maior do que no tradicional, onde tudo é direto e local. As fronteiras no mercado digital são comunitárias e não geográficas, pois o público se segmenta por gostos em comum. Por isso pesquisar tendências, como a gente já falou, é importante.

Esses são apenas alguns desafios a serem superados, quanto mais você estudar e buscar aprender sobre o seu negócio melhor você se sairá.

Agora é partir para ação!

Não existe nenhum fórmula mágica para se tornar um empreendedor de sucesso. Você só precisa estudar muito, ficar atento ao mercado, seguir sua intuição, assumir alguns riscos e trabalhar em cima do seu sonho.

Perseverança é a palavra-chave para você continuar nesse caminho.