Home Office: Dicas Essenciais Para Manter a Produtividade

Por Bruno Guerra

18 de março de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital Nenhum Comentário

Muitas empresas ao redor do mundo estão aderindo ao home office nas últimas semanas devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Para algumas pessoas, essa modalidade de trabalho já é comum, mas para uma grande parte da população não – o que pode tornar-se um grande desafio.

Pensando nisso, fizemos este artigo especialmente para você que está trabalhando home office e que quer manter a produtividade mesmo estando longe do ambiente de trabalho.

O que é home office?

O home office é uma expressão em inglês que, traduzida de maneira literal, significa “escritório em casa”. Então basicamente, o home office é uma modalidade na qual profissionais trabalham na própria casa ou em um espaço alternativo ao escritório da empresa.

Inclusive, atualmente muitas pessoas buscam por empresas que contratam home office por causa da comodidade e da não necessidade de sair de casa, pegar transporte público, trânsito, entre outros fatores.

Porém, é importante ter em mente que: home office e a quarentena que estamos vivendo hoje não são férias!

Dicas para manter a produtividade trabalhando em casa

Estabeleça um local exclusivamente para o trabalho

Pense em um local da sua casa que seja mais tranquilo e que tenha pouca circulação de pessoas. 

Defina um local onde você poderá colocar seu computador, notebook, caderno e outros itens, e que não irá atrapalhar as pessoas que moram com você.

O que acontece muitas vezes é que diversos profissionais optam por trabalhar na mesa da cozinha. Em um primeiro momento, pode parecer uma ótima ideia, mas… e quando as pessoas forem comer – tomar café, almoçar e jantar?

Você terá que pegar as suas coisas e colocá-las em outro lugar. Ou seja, você será interrompido e consequentemente terá sua produtividade afetada.

Além disso, imagina trabalhar neste ambiente quando alguém for cozinhar. O cheiro, o barulho e a movimentação de pessoas provavelmente irão atrapalhar o seu desempenho.

Sendo assim, busque um local mais reservado – como seu quarto, onde você não terá muitas interrupções e onde você poderá ficar com seus dispositivos e materiais. 

Tenha um espaço de trabalho funcional e organizado, e antecipe as interferências.

E uma dica extra: tenha sempre em sua mesa uma garrafinha de água. Isso evita que você tenha que ir toda hora à cozinha e acabe se distraindo, vendo outras coisas no armário e na geladeira.

home office trabalhar em casa

Mantenha os horários de trabalho

Se você entra às 9h no trabalho e sai às 18h, por exemplo, mantenha estes horários enquanto estiver trabalhando em casa.

Tenha em mente que, apesar de estar em seu lar, você tem uma carga horária semanal para cumprir. Portanto, cumpra-a. 

E mais, vista-se para o trabalho. Evite trabalhar de pijama, pois isso inconscientemente induz você ao relaxo, ao descanso. 

É claro que você não precisa colocar terno e gravata para ficar em casa, mas coloque uma roupa apropriada e que estimule a sua proatividade.

Além disso, evite fazer as coisas de casa durante esse período, pois elas irão te atrapalhar e prejudicar sua produtividade.

Faça listas de tarefas

Na noite anterior ou antes de começar a trabalhar, faça uma lista de tarefas. Isso porque, ela ajuda em sua organização e planejamento, bem como te motiva a concluir o que está nela.

Nesse sentido, coloque todas as tarefas que você precisa fazer no dia, das mais rápidas (como responder alguns e-mails) até as mais demoradas (como concluir um grande projeto).

E, conforme você for concluindo elas, vá marcando com um ✔, pois isso mostra que você está progredindo (gera um reforço positivo) e claro, quando você chegar ao fim do dia, verá o quão produtivo foi.

Fique presente

Se você trabalha com outras pessoas, fique presente! Ou seja, mantenha contato e comunique-se com seus colegas.

Hoje em dia há inúmeras ferramentas que facilitam essa comunicação a distância. Skype, Google Hangouts, Trello, Slack, WhatsApp, e-mail

Portanto, se você quer manter (ou até mesmo aumentar) a sua produtividade trabalhando em casa, siga essas dicas e o mais importante, tenha disciplina e não procrastine!