Por: Redação

10 de agosto de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Não importa em qual tipo de mercado a sua empresa atua – ela pode ser desde uma loja de vinil adesivo até uma indústria de carros – realizar a análise SWOT tem uma grande importância e poderá ter um alto impacto no sucesso do seu negócio.

A SWOT funciona como um anagrama de administração de empresas que mostra quais são os pontos fortes, pontos fracos, oportunidade e ameaças. A análise é muito útil para que seja possível entender seus pontos fortes e fracos e para fazer a distinção das oportunidades e ameaças que você enfrenta ou poderá enfrentar. 

O que torna a análise SWOT atraente é que ela pode te ajudar a descobrir oportunidades das quais você ainda não está aproveitando. Além disso, ao compreender as fraquezas da sua empresa, é possível supervisioná-las e eliminar as ameaças que você geralmente ignora. 

Ao olhar para você e para os seus concorrentes ao utilizar a análise SWOT, você poderá elaborar uma metodologia que ajudará a destacar o seu negócio dos seus competidores. 

Mas, como funciona a análise SWOT e será que ela é tão importante assim para empresas? 

Para solucionar as dúvidas acima, continue a leitura até o final e saiba mais sobre a análise e seus benefícios! 

O que é análise SWOT? 

Como dito acima, com a análise SWOT é possível realizar a avaliação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades de mercado e possíveis ameaças para sua empresa.

Além disso, com a SWOT é possível reconhecer e distribuir variáveis que podem afetar as quatro divisões, fornecendo meta e visão abrangente do seu negócio. A análise costuma ser feita e apresentada em forma de diagrama, com divisões das variáveis em quadrantes diferentes. 

Ela é dividida da seguinte forma:

Forças

As forças são os pontos positivos em seu negócio e que estão em seu controle. Os pontos fortes costumam incorporar recursos, benefícios e as partes positivas do seu trabalho, se concentrando em segmentos internos que agregam significado ou apresentam liderança competitiva. 

Fraquezas 

As fraquezas são os fatores que estão sob seu controle e que reduzem sua capacidade de conquistar ou manter uma vantagem agressiva, como por exemplo: ausência de recursos, acesso restrito a habilidades ou inovação, pouca área física ou serviços precários. 

Os pontos internos negativos são as fraquezas do seu negócio e elas podem diminuir a satisfação que seus produtos ou serviços oferecem. Essa variável pode ajudar a fazer uma avaliação hierárquica, desde que você se concentre em identificar as fraquezas de sua empresa. 

Oportunidades

As oportunidades são um resumo dos fatores externos que podem incentivar que seu negócio sobreviva e prospere no mercado. Essas variáveis indicam as oportunidades acessíveis em sua área de atuação e oferecem vantagens, o que inclui alterações no estilo de vida, desenvolvimento do mercado, entre outras. 

Ao analisar as oportunidades e implementá-las ao seu negócio, você poderá oferecer um nível de qualidade maior em relação aos seus concorrentes e assim se destacar no mercado. 

Ameaças

Componentes externos que estão fora do controle das empresas e podem resultar em prejuízos são chamados de ameaças. Quando se trata de negócios, a principal ameaça é a competição com os concorrentes. Afinal, o mercado é muito amplo e existem diversas opções disponíveis para os clientes escolherem. 

No entanto, existem diversos outros perigos que podem proporcionar aumentos insustentáveis de custos por parte de fornecedores, desacelerações financeiras, regulamentação governamental ampliada, mudança no comportamento do consumidor, entre outros. 

Por mais que essas forças estejam fora da sua empresa e, portanto, também estão fora do seu controle, a análise SWOT pode ajudar a entender e buscar por alternativas que te ajudarão a resolver de forma rápida e eficaz esses problemas. 

A importância da análise SWOT e suas vantagens para empresas

A análise SWOT pode ser aplicada no planejamento de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Ao realizar a análise, as empresas podem definir de forma mais objetiva suas metas de curto e longo prazo. 

Encontrada frequentemente em planos de marketing, a análise SWOT se torna uma solução para organizar e investigar de maneira focada as estratégias de um negócio e suas principais vantagens para as empresas são: 

  • Oferece uma perspectiva de seus pontos fortes e permite que eles sejam expandidos para que metas de negócios sejam alcançadas.
  • Apresenta as fraquezas da empresa e dá a oportunidade de minimizá-las ou eliminá-las.
  • Fornece uma visão das oportunidades que estão por vir. Através disso, você poderá desenvolver suas fraquezas e pontos fortes.
  • Ajuda a analisar ameaças aos seu negócio e a implementar melhorias importantes nos planos de desenvolvimento. Além disso, também incentiva a elaboração de planos de emergência, opcionais, entre outros.
  • Te ajuda a utilizar uma metodologia para combinar os pontos fortes e oportunidades da sua empresa. Com esses métodos, você pode transformar suas fraquezas e ameaças em pontos fortes e oportunidades.
  • A metodologia ajudar a identificar quais são seus recursos e fornece inspiração e motivação para continuar suas estratégias de marketing

Cuidados ao realizar a análise SWOT

Uma análise SWOT geralmente é realizada por executivos ou gerentes dos negócios. Porém, algumas empresas solicitam que líderes e funcionários de diferentes departamentos para que preparem sua própria análise. 

Tentar envolver muitas pessoas nesse processo pode resultar em diferenças extremas de perspectivas. Isso porque os participantes podem discordar, por exemplo, sobre quais são os pontos fortes mais importantes para os planos de negócios. 

A escolha das oportunidades para investir é uma outra questão que pode gerar muitos conflitos de ideias, já que os participantes podem discordar sobre qual novo mercado ou solução pode oferecer um maior retorno de investimento. 

Isso significa que para aproveitar todas as vantagens da análise SWOT é muito importante tentar direcionar essa tarefa para poucas pessoas, que realmente possuem uma boa visão de estratégia e do mercado. 

Além disso, caso você tenha dúvidas sobre como realizar a análise, é essencial que procure pela ajuda de um profissional para que juntos possam executá-la da melhor forma possível. 

Agora que você sabe mais sobre a análise SWOT, esperamos que em breve você execute a da sua empresa e consiga aproveitar todas as suas vantagens!