Por: Redação

23 de novembro de 2022 Empreendedorismo Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

Conteúdos relevantes

Obter um plano de marketing e um plano de negócios é extremamente importante para uma empresa que deseja sucesso em suas estratégias e entende, de fato, como isso pode ajudar no aumento dos resultados de uma marca.

Só quem empreende sabe os grandes desafios que existem dentro deste universo, cuidar de todas as vertentes que compõem um negócio está longe de ser algo simples, mas também muito longe de ser uma missão impossível.

Mas para isso é preciso planejamento, algo essencial para a vida e ainda mais importante quando falamos do universo empresarial, pois trata-se de uma ação de cuidado e amor para que você chegue nos objetivos que estabeleceu.

Assim como um consumidor se planeja financeiramente para comprar uma câmera de segurança externa, o empreendedor também deve se planejar para ter um negócio de sucesso e estratégias certeiras que o ajude nessa missão.

Dentro desse assunto, conhecemos dois importantes conceitos que precisam andar em conjunto dentro de uma empresa, mas que ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores, que é o plano de negócios e o plano de marketing.

Cada um deles trabalha com uma diferente vertente, mas focam na construção de estratégias que ajudem a empresa a chegar aos seus objetivos, e hoje conheceremos cada um deles a fundo para que você saiba como eles podem ajudar a sua marca.

Plano de marketing: entenda o que é

 

O plano de marketing nada mais é do que um documento que contém as informações dessa área tão importante para uma marca que vende produtos físicos, como um alarme residencial simples, ou ofereça serviços como consultorias financeiras.

Esse plano reúne todos os objetivos da empresa em relação ao marketing, ou seja, quantos clientes ela deseja captar, quanto deseja lucrar, a quantidade de produtos ou serviços que deseja vender e como ela quer ser vista no mercado.

A partir disso, a equipe planeja as estratégias de marketing focadas na realização desses objetivos, e com a chegada do marketing digital, sabemos bem que o arsenal de estratégias cresceu muito, contando com inúmeras, como:

  • Marketing de conteúdos;
  • Tráfego pago;
  • Marketing de influência;
  • SEO;
  • Inbound marketing.

O plano de marketing pode ser usado por todo e qualquer tipo de empresa, seja uma que ofereça rastreamento de veículos Londrina ou que venda roupas para crianças, afinal de contas, toda empresa deseja aumentar seus resultados, não é mesmo?

Sendo assim, podemos entender que o plano de marketing é o documento que reúne todas as estratégias e objetivos dessa área dentro de uma empresa, visando o aumento de seus resultados e a criação de uma boa imagem para a marca no mercado.

Plano de negócios: entenda o que é

Partindo agora para o plano de negócios, ele difere do plano de marketing por ser um documento macro, ou seja, ele não foca apenas no planejamento de uma só área da empresa, mas foca no desenvolvimento dela em sua totalidade.

Para uma empresa que vende equipamento para rastreamento de veículos, por exemplo, o plano de negócios entra como um documento que serve para ajudar o empreendedor a planejar todas as ações e os passos da empresa em todas as áreas.

Como mencionamos anteriormente, cuidar de uma empresa é um grande desafio, e para que o empreendedor consiga manter tudo sob controle, o planejamento é essencial para cuidar de todas as áreas que compõem uma marca, como:

  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Produção;
  • Logística;
  • Jurídicos.

Assim como o plano de marketing, o plano de negócios também pode e deve ser usado por todo e qualquer tipo de negócio que deseja alinhar todos os seus objetivos e encontrar os melhores caminhos para cuidar disso e chegar neles o quanto antes.

Sendo assim, o plano de negócios tem como principal objetivo ajudar uma empresa que venda rastreador em tempo real ou ofereça qualquer outro serviço a trilhar o seu próprio caminho, usando o que está à sua disposição no momento.

Considerações finais

Com isso conseguimos entender que o plano de marketing e o plano de negócios possuem as suas diferenças, mas quando trabalhados em conjunto, possuem um grande potencial para ajudar empresas a crescerem no mercado.

Dessa forma você terá dois grandes aliados que te ajudarão a crescer no mercado e a conhecer a sua empresa tanto em uma visão macro quanto micro, entendendo quais os principais objetivos e o que fazer para superá-los.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.