Empreendedorismo Digital: O Que Você Precisa Saber Para Começar Bem

Ser um empreendedor ou uma empreendedora não é uma tarefa fácil, isso porque todos os dias surgem novos desafios e obstáculos. Porém, com o avanço das tecnologias e da internet, muitas pessoas estão investindo na área de empreendedorismo digital para abrir um negócio próprio e explorar esse novo cenário. Veja!

O que é empreendedorismo digital?

Como o nome já indica, o empreendedorismo digital refere-se a um modelo de empreendedorismo feito por meio do ambiente digital, ou seja, é o ato de criar um negócio na internet e que gere lucro, podendo ser um e-commerce, um blog, um portal de cursos, um canal no YouTube, um marketplace e muito mais.

É uma área que vem crescendo bastante no Brasil, já que não é preciso um alto nível de investimento e cada vez mais as pessoas estão percebendo as inúmeras possibilidades e oportunidades deste setor.

Por isso, se você também pretende ser um referência no empreendedorismo digital, continue acompanhando este conteúdo e descubra o que você precisa saber para começar bem neste ramo!

Como ser um empreendedor digital?

Não existe uma fórmula mágica para empreender no mundo online. Criar um site ou uma página na internet não basta para ter sucesso e atrair clientes para o seu negócio.

Ser um empreendedor digital requer certas habilidades, atitudes, esforços e cuidados para conseguir se desenvolver na área e conquistar cada vez mais clientes. E tudo isso envolve as seguintes questões:

Planejamento

Não dá para ser um empreendedor sem ter um planejamento. Por isso, é importante pensar e avaliar diversos fatores antes de abrir um negócio, de fato.

Por exemplo, há demanda na internet para o seu produto/serviço? É uma ideia viável? As pessoas gostariam de contratar este serviço ou comprar o seu produto online? Qual será o modelo de negócio? Qual será o público-alvo? Qual o orçamento?

Possibilidades

Diferente do comércio offline, vender pela internet é um caminho com diversas possibilidades, por exemplo, é possível alcançar regiões distantes, usar menos espaço físico, contratar menos funcionários e até mesmo trabalhar no conforto da própria casa.

Marketing e Publicidade

Para ter mais chances de sucesso em seu negócio, é fundamental investir em Marketing e Publicidade para que cada vez mais pessoas conheçam o seu produto/serviço.

E claro, você pode fazer isso por conta própria, utilizado uma ou mais ferramentas, ou pode contratar o serviço de uma agência, que irá estudar e avaliar o seu empreendimento a fundo para desenvolver as melhores e mais efetivas estratégias!

Estudos

A internet é um ambiente bastante dinâmico e passa por mudanças frequentemente. Sendo assim, é fundamental estar por dentro de tudo que é relacionado a esse mundo, pois caso contrário ficará para trás e perderá espaço.

O empreendedorismo digital requer conhecimento e capacitação, não existe mais espaço para amadorismo. Portanto, fique de olho nas tendências.

Como alcançar o sucesso nessa área?

  • Conheça muito bem a sua persona;
  • Responda rápido a um lead;
  • Aprenda a negociar;
  • Resolva as dores das pessoas;
  • Invista em conteúdo de valor;
  • Nunca pare de aprender.

Principais livro sobre empreendedorismo digital

  • Negócios digitais, livro por Alan Pakes;
  • Trabalhe 4 horas por semana, livro por Timothy Ferriss;
  • Os 8 P’s do marketing digital, livro por Conrado Adolpho;
  • Vai fundo, livro por Gary Vaynerchuk.

Principais vantagens deste tipo de empreendedorismo

  • Economia de custos;
  • Horários mais flexíveis;
  • Facilidade de atingir muitas pessoas (não tem barreiras geográficas);
  • Facilidade para escalar, ou seja, aumentar o volume de produção e de vendas, sem que os investimentos aumentem.