Por: Redação

23 de novembro de 2022 Desenvolvimento Web, Empreendedorismo Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

funil de conversão

Clareza das metas: como compartilhar objetivos com o time?

 

Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo em uma empresa é essencial para alinhar as tarefas do dia a dia aos objetivos da organização. Mas, somente esta definição não é suficiente: é preciso que as equipes tenham clareza das metas. Afinal, é o seu time que irá colocar a mão na massa para fazer dos objetivos, uma realidade.

 

Assegurar a clareza das metas para todos os membros do time fará com que eles se unam para traçar as ações necessárias para atingi-las

 

Além disso, uma equipe bem informada sobre os rumos da organização se torna mais produtiva e engajada para conquistar resultados melhores. 

 

São estas metas que ajudam os funcionários a perceberem o valor do que fazem cotidianamente para o sucesso da organização. 

 

E, neste sentido, adotar uma postura pautada na transparência e no compartilhamento de informações é essencial. 

 

Contudo, para que a empresa consiga dar clareza das metas que possui, o primeiro passo é entender o que elas significam e como devem ser construídas. 

O que são metas e objetivos?

É comum que as pessoas confundam sobre o que são metas e objetivos. 

 

No ambiente corporativo, esses dois termos são conceitos diferentes que estão interligados dentro do planejamento estratégico

 

O objetivo fornece uma direção para a gestão, é onde a companhia almeja chegar. A partir dele é que são desdobradas as metas, que por sua vez, permitem traçar ações e definir  números para quantificar os objetivos da empresa. 

 

Estas metas podem ser desdobradas por setor e ainda individualmente. Desta forma, cada pessoa tem clareza do que precisa atingir e de que forma esses marcos contribuem diretamente para o sucesso da organização.

 

Ou seja: metas e objetivos são conceitos conectados e que precisam fazer sentido entre si. 

 

Com estes pontos bem consolidados, a organização deixa mais palpável ao colaborador o que é esperado dele. 

 

A partir daí, o funcionário consegue gerir seus recursos na direção certa, sabendo exatamente qual é o seu papel. 

Como aprender a definir metas? 6 dicas para construir as suas

Se as metas não forem bem estruturadas e coerentes com os objetivos, estrutura e recursos da organização, dificilmente será possível:

 

  • comunicá-las de forma eficiente;
  • fazer o devido acompanhamento dos resultados;
  • alcançar o sucesso. 

 

Portanto, o trabalho de garantir a clareza das metas começa na elaboração delas. Anote essas 6 dicas para aprender a definir metas. 

1. Ter clareza dos objetivos

Como vimos, os objetivos da organização vêm antes das metas e, portanto, é essencial que a empresa tenha este direcionamento muito claro. 

 

Vale lembrar que, por mais ambiciosa que a empresa seja, é preciso que seus objetivos sejam realistas e pautados em análises de dados, de concorrência e perspectiva para os anos seguintes. 

2. Envolver a equipe 

Os funcionários são grandes interessados no processo de definição das metas. Afinal, eles precisam delas para organizar suas rotinas para a execução do planejamento da organização. 

 

Portanto, eles devem estar bem informados desde o início e serem ouvidos sobre suas percepções com relação ao contexto e resultados possíveis, bem como desafios e oportunidades ao longo do caminho. 

3. Divida as metas por período 

Trabalhar em busca de resultados fica mais fácil quando as metas são distribuídas em prazos menores. 

 

Portanto, ao estruturar a meta, divida seus marcos em curto, médio e longo prazo. 

 

Desta forma, também fica mais fácil de fazer revisões periódicas para implementar melhorias, caso necessário. 

 

Para a equipe, fica muito mais simples enxergar o cumprimento destas metas quando são estratificadas. 

4. Tenha os pés no chão 

É muito mais difícil para a equipe ter clareza das metas se elas parecem pouco factíveis com a realidade do negócio.

 

Portanto, antes mesmo de pontuar quais serão as metas, é preciso avaliar todas as variáveis que interferem positiva ou negativamente para os resultados. 

 

Isto vale tanto para indicadores da economia quanto para a capacidade de produção da companhia, por exemplo. 

5. Separe metas por departamento e por função 

É importante que cada departamento tenha metas próprias, para incentivar o trabalho em equipe e dar visibilidade para o time sobre a importância do setor para os objetivos.

 

Além disso, criar metas por função também é interessante. Assim, cada colaborador terá maior controle sobre a gestão de seus resultados e também se sentirá mais valorizado ao perceber que as tarefas que executa estão diretamente atreladas ao planejamento macro da organização. 

6. Acompanhe os resultados 

O controle de metas é uma prática essencial para as companhias que desejam seguir uma trajetória de crescimento.

Assim, é possível identificar pontos fracos e aproveitar as oportunidades. Nesse sentido, um sistema para controle de metas torna-se indispensável.

Esses sistemas facilitam o acompanhamento dos indicadores, mostrando a progressão relativamente às metas. De forma simples, rápida e de fácil atualização, os softwares fornecem dados em tempo real.

Tendo objetivos estabelecidos e um planejamento estratégico consistente, fica mais fácil de a gestão conseguir traçar metas realizáveis e desafiadoras para suas equipes. 

 

Lembre-se que, para ter clareza das metas, é essencial que elas:

 

  • estejam coerentes e adequadas à realidade da organização;
  • tenham indicadores mensuráveis de sucesso;
  • sejam inseridas em um prazo predeterminado. 

 

Comunicar aos funcionários o que se espera deles contribui para a produtividade e eficiência de todos, que conseguem se adaptar com agilidade às novidades e desafios pelo caminho. 

 

Oferecer a eles suporte automatizado e um sistema de gestão das metas também é essencial para que todos tenham acesso ao progresso da empresa em tempo real. 

 

Além disso, lembre-se de fazer encontros periódicos com o intuito de refletir sobre os resultados colhidos e traçar os próximos passos. 

 

Esses momentos incentivam a troca de experiências e aprendizados entre os departamentos e reforça o sentimento de pertencimento e responsabilidade de cada um para o cumprimento das metas da empresa.