Clareza das metas: como compartilhar objetivos com o time?
Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo em uma empresa é essencial para alinhar as tarefas do dia a dia aos objetivos da organização. Mas, somente esta definição não é suficiente: é preciso que as equipes tenham clareza das metas. Afinal, é o seu time que irá colocar a mão na massa para fazer dos objetivos, uma realidade.
Assegurar a clareza das metas para todos os membros do time fará com que eles se unam para traçar as ações necessárias para atingi-las.
Além disso, uma equipe bem informada sobre os rumos da organização se torna mais produtiva e engajada para conquistar resultados melhores.
São estas metas que ajudam os funcionários a perceberem o valor do que fazem cotidianamente para o sucesso da organização.
E, neste sentido, adotar uma postura pautada na transparência e no compartilhamento de informações é essencial.
Contudo, para que a empresa consiga dar clareza das metas que possui, o primeiro passo é entender o que elas significam e como devem ser construídas.
O que são metas e objetivos?
É comum que as pessoas confundam sobre o que são metas e objetivos.
No ambiente corporativo, esses dois termos são conceitos diferentes que estão interligados dentro do planejamento estratégico.
O objetivo fornece uma direção para a gestão, é onde a companhia almeja chegar. A partir dele é que são desdobradas as metas, que por sua vez, permitem traçar ações e definir números para quantificar os objetivos da empresa.
Estas metas podem ser desdobradas por setor e ainda individualmente. Desta forma, cada pessoa tem clareza do que precisa atingir e de que forma esses marcos contribuem diretamente para o sucesso da organização.
Ou seja: metas e objetivos são conceitos conectados e que precisam fazer sentido entre si.
Com estes pontos bem consolidados, a organização deixa mais palpável ao colaborador o que é esperado dele.
A partir daí, o funcionário consegue gerir seus recursos na direção certa, sabendo exatamente qual é o seu papel.
Como aprender a definir metas? 6 dicas para construir as suas
Se as metas não forem bem estruturadas e coerentes com os objetivos, estrutura e recursos da organização, dificilmente será possível:
- comunicá-las de forma eficiente;
- fazer o devido acompanhamento dos resultados;
- alcançar o sucesso.
Portanto, o trabalho de garantir a clareza das metas começa na elaboração delas. Anote essas 6 dicas para aprender a definir metas.
1. Ter clareza dos objetivos
Como vimos, os objetivos da organização vêm antes das metas e, portanto, é essencial que a empresa tenha este direcionamento muito claro.
Vale lembrar que, por mais ambiciosa que a empresa seja, é preciso que seus objetivos sejam realistas e pautados em análises de dados, de concorrência e perspectiva para os anos seguintes.
2. Envolver a equipe
Os funcionários são grandes interessados no processo de definição das metas. Afinal, eles precisam delas para organizar suas rotinas para a execução do planejamento da organização.
Portanto, eles devem estar bem informados desde o início e serem ouvidos sobre suas percepções com relação ao contexto e resultados possíveis, bem como desafios e oportunidades ao longo do caminho.
3. Divida as metas por período
Trabalhar em busca de resultados fica mais fácil quando as metas são distribuídas em prazos menores.
Portanto, ao estruturar a meta, divida seus marcos em curto, médio e longo prazo.
Desta forma, também fica mais fácil de fazer revisões periódicas para implementar melhorias, caso necessário.
Para a equipe, fica muito mais simples enxergar o cumprimento destas metas quando são estratificadas.
4. Tenha os pés no chão
É muito mais difícil para a equipe ter clareza das metas se elas parecem pouco factíveis com a realidade do negócio.
Portanto, antes mesmo de pontuar quais serão as metas, é preciso avaliar todas as variáveis que interferem positiva ou negativamente para os resultados.
Isto vale tanto para indicadores da economia quanto para a capacidade de produção da companhia, por exemplo.
5. Separe metas por departamento e por função
É importante que cada departamento tenha metas próprias, para incentivar o trabalho em equipe e dar visibilidade para o time sobre a importância do setor para os objetivos.
Além disso, criar metas por função também é interessante. Assim, cada colaborador terá maior controle sobre a gestão de seus resultados e também se sentirá mais valorizado ao perceber que as tarefas que executa estão diretamente atreladas ao planejamento macro da organização.
6. Acompanhe os resultados
O controle de metas é uma prática essencial para as companhias que desejam seguir uma trajetória de crescimento.
Assim, é possível identificar pontos fracos e aproveitar as oportunidades. Nesse sentido, um sistema para controle de metas torna-se indispensável.
Esses sistemas facilitam o acompanhamento dos indicadores, mostrando a progressão relativamente às metas. De forma simples, rápida e de fácil atualização, os softwares fornecem dados em tempo real.
Tendo objetivos estabelecidos e um planejamento estratégico consistente, fica mais fácil de a gestão conseguir traçar metas realizáveis e desafiadoras para suas equipes.
Lembre-se que, para ter clareza das metas, é essencial que elas:
- estejam coerentes e adequadas à realidade da organização;
- tenham indicadores mensuráveis de sucesso;
- sejam inseridas em um prazo predeterminado.
Comunicar aos funcionários o que se espera deles contribui para a produtividade e eficiência de todos, que conseguem se adaptar com agilidade às novidades e desafios pelo caminho.
Oferecer a eles suporte automatizado e um sistema de gestão das metas também é essencial para que todos tenham acesso ao progresso da empresa em tempo real.
Além disso, lembre-se de fazer encontros periódicos com o intuito de refletir sobre os resultados colhidos e traçar os próximos passos.
Esses momentos incentivam a troca de experiências e aprendizados entre os departamentos e reforça o sentimento de pertencimento e responsabilidade de cada um para o cumprimento das metas da empresa.
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