O teste de velocidade da internet é fundamental para garantir mais qualidade nos serviços, principalmente para quem trabalha online.

Afinal, com o crescimento tecnológico muitos profissionais estão mudando a forma de trabalhar. Se antes era necessário se deslocar até o local de trabalho, agora estamos vendo crescer as profissões home office no país.

Redatores, programadores, designers e até mesmo atendentes de telemarketing estão tendo a possibilidade de trabalhar no conforto do lar.

Essa é uma tendência que não deverá parar por aí, atingindo inclusive outras profissões.

Isso está flexibilizando diversas carreiras, e colaborando inclusive para muita gente driblar o desemprego no Brasil que hoje está bastante alto.

Além do mais, diante de quadros como a pandemia de Coronavírus que estamos vivendo, o trabalho home office ganha ainda mais espaço.

A contribuição da internet para a flexibilização do trabalho

Conforme já antecipamos, a internet está possibilitando uma maior flexibilização nas relações trabalhistas. Ou seja, muita gente poder trabalhar no conforto do seu lar, fazendo inclusive os seus horários de trabalho.

Até alguns anos atrás, imaginar que um profissional trabalharia dentro da sua casa, como um redator ou programador era algo praticamente inconcebível. Normalmente as empresas exigiam a presença física do profissional.

Porém, isso acabava aumentando o custo da própria empresa, pois como o funcionário precisava se deslocar, o salário precisaria realmente ser atraente para ele aceitar o emprego. Sem contar os encargos trabalhistas que a empresa precisaria ter.

Com o crescimento da internet, e principalmente do uso de smartphones, as relações trabalhistas passaram a sofrer uma profunda transformação. Dessa maneira, o mercado tornou-se mais dinâmico, colaborando para o surgimento de novas profissões home office.

A importância do teste de velocidade da internet

Para trabalhar dentro de casa, o profissional precisa entender que a internet precisa ter uma boa velocidade, caso contrário, o seu trabalho não será capaz de garantir o seu sustento, por isso é essencial realizar o teste de velocidade.

Normalmente, quem trabalha dentro de casa ganha por serviço prestado. Dessa forma, para conseguir pagar todas as despesas, um trabalhador home office precisa produzir bastante. E como esse profissional precisa da internet, a velocidade é fundamental.

Tente imaginar que você precisa fazer 8 artigos por dia para conseguir pagar todas suas contas. Agora, imagine se a internet fica travando a todo momento, caindo, ou até mesmo funcionando muito lentamente para realizar uma pesquisa.

Situações como essa acabam não só atrapalhando toda a produção do profissional, como gerando também outros problemas, por exemplo, o estresse. É justamente por isso que uma internet rápida é extremamente importante.

Dessa forma, realizar o teste de velocidade constantemente ajuda o profissional a ver como está a sua internet, e se ela precisa ou não de algum reparo.

O teste de velocidade ajuda a apurar a internet contratada

Além disso, há muitas operadoras que acabam vendendo “gato por lebre” para seus clientes. Elas vendem um pacote de internet de 60Mb ou 120Mb, mas na verdade a velocidade real da internet está muito aquém desse valor.

Sendo assim, o profissional acaba se prejudicando ainda mais, pois paga caro em uma internet e ao mesmo tempo não consegue entregar a quantidade de serviço necessária para honrar os seus compromissos.

Flexibilização do trabalho

Entendemos que a flexibilização do trabalho só tende a aumentar em um mundo cada vez mais globalizado. Porém, junto com a liberdade também vem a responsabilidade do profissional em honrar prazos.

Está aí mais um ponto crucial na questão da velocidade da internet. Se um profissional fecha contrato com um cliente e tem um determinado prazo para entregar os seus serviços, ele pode perder inclusive o cliente se não cumprir com o combinado.

Imagine isso acontecer por conta de uma internet cuja velocidade é bastante precária? Justamente por esse motivo que o teste de velocidade se mostra tão importante.

As inúmeras possibilidades em se trabalhar em casa

Conforme pudemos ver neste artigo, com a expansão cada vez mais rápida da tecnologia, as profissões em modalidade home office estão crescendo ano após ano.

Desse modo, crescem também as possibilidades de expansão profissional. Se antes, a prestação de um serviço era restrita somente a um determinado município, ou até mesmo estado, hoje essas possibilidades são ainda maiores.

Um profissional pode, portanto, prestar serviços para empresas de outros países, pode trabalhar na madrugada ao invés de trabalhar durante o dia (se o seu rendimento for maior), dentre outras diversas possibilidades.

No entanto, para que possamos nos beneficiar da globalização precisamos ter ao nosso dispor boas ferramentas de trabalho. E boas ferramentas consistem em bons equipamentos, como smartphone e notebook de qualidade, bem como uma boa internet.

Por isso, mesmo contratando uma empresa séria e um bom pacote de internet, é imprescindível realizar o  teste de velocidade constantemente, pois, é através dele que você poderá saber se a internet realmente está atingindo a velocidade contratada.

Então, se você é um profissional liberal ou está pensando em se tornar um, é fundamental utilizar um bom medidor de internet para realizar o teste de velocidade e saber sua real conexão. Afinal, a qualidade da internet irá garantir a qualidade do serviço.