Por: Redação

10 de junho de 2022 Empreendedorismo Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

É possível atrair clientes investindo no tempo e na dedicação, não há necessidade de ter uma grande estrutura financeira num primeiro momento, bastando entender como balancear os custos e ganhos.

Entenda como é possível realizar a captação de clientes para expansão dos lucros.

Como fazer a captação dos clientes?

Para iniciar a captação de clientes, é possível utilizar aqueles fidelizados que já consomem seus produtos ou serviços, para atrair os demais.

Use seus clientes ativos como referência, para que eles indiquem o seu produto ou serviço para novas pessoas e elas possam testar e fazer a aquisição.

Busque estratégias de como manter uma boa relação com o cliente, através de conteúdos de divulgação e conversas. Estude sobre técnicas, envolvendo jeito de falar, agir e tratar.

A boa comunicação, simpatia e claro, manejo correto para entender as necessidades dos clientes também são estratégias ótimas para a captação e manutenção de clientes.

A distribuição de brindes personalizados também deixa uma ótima impressão nos clientes.

Faça uma avaliação e busque entender a competência de cada colaborador sempre instruindo a um bom relacionamento.

Erros que não devem ser cometidos e que afastam o cliente da organização 

Muitas das vezes, as empresas não conseguem entender o motivo da baixa frequência de clientes, não imaginam que podem ser por algumas atitudes dos funcionários e vendedores. Fique atento aos gestos da equipe.

A venda não é simplesmente apenas quando o cliente faz o fechamento, mas sim até antes dessa situação ocorrer e o pós-venda.

Por isso é importante o preparo dos colaboradores, estabelecendo padrões com que eles consigam fazer uma leitura do cliente, entendendo quais comportamentos eles carregam consigo para que as vendas comecem a sair.

Entenda os pontos que afastam os clientes:

  • Julgamento;
  • Falta de empatia;
  • Conversas invasivas;
  • Mentira;
  • Falta de segurança.

Abaixo iremos descrever com maiores detalhes cada um dos pontos listados nos tópicos. 

  1. Julgamento 

Nunca julgue um cliente pelas suas vestes ou até mesmo pelo jeito de agir, trate todos que chegarem até a clínica de forma igualitária, sem fazer um pré-julgamento por suas características físicas, porque de onde se menos espera, pode ser do lugar que será mais surpreendido.

  1. Falta de empatia

Trabalhar com pessoas exige delicadeza e algumas medidas e cuidados essenciais para obter sucesso na área.

Crie identificação com o comprador e transmita a boa impressão, cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente e sempre pense que cada um é único. 

Então para chamar atenção, é necessário criar essa ponte com ele. Pergunte, conheça um pouco mais e busque entender o que ele faz no seu dia a dia, mas sem ser invasivo.

Se ele for um empreendedor, apresente com sutileza os serviços que são oferecidos. Ele sendo empresário, mostre planos que serão úteis para ele, por exemplo, o plano odontologico para empresas.

Ele pode se sentir confortável e entender do que se trata o serviço.

O vendedor criando uma conexão, ficará mais fácil de entender o que o cliente realmente é.

  1. Não seja invasivo

Pergunte, mas também saiba ouvir, sempre busque o diálogo com o cliente, mas nunca se esqueça que é necessário tomar muito cuidado com as palavras.

Trabalhe e mostre a resolução dos problemas, porque um instante o cliente passará a enxergar o vendedor como o solucionador dos problemas através do serviço.

  1. Seja sincero

Não exagere e não fale mentiras sobre o produto, porque pode atrapalhar a negociação.

A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que uma mentira totalmente exagerada. Saiba usar a divulgação do produto de forma moderada e não excessiva.

Oferecer produtos enganosos em sua clínica pode gerar um grande distanciamento de clientes.

O cliente pode se sentir atraído pelo que o consultor oferece, mas chegando lá ele se depara com outra situação.

Por muitas das vezes, sabendo que chama atenção um bom custo-benefício, o vendedor passa a oferecer tipos de planos inexistentes na clínica. 

Mostre ao paciente os verdadeiramente os planos que a clínica pode oferecer assim como o plano odontologico pme, caso o cliente não tenha seu próprio negócio, mostre a ele os descontos para pessoas físicas.

A grande frustração do paciente, pela propaganda enganosa, pode sujar a imagem do consultório.

  1. Falta de segurança 

Possivelmente, o cliente chegará preparado entendendo algumas características do produto, por isso é importante que o vendedor esteja mais preparado do que o cliente, para que ele possa sanar eventuais dúvidas.

É necessário que os vendedores tenham uma segurança e bastante conhecimento sobre o serviço ou produto oferecido, porquanto ele pode estar passando as informações de forma muito tímida, o que traz uma má impressão para o cliente.

Por isso é imprescindível que os vendedores se preparem, de ambas as formas, buscando informações técnicas relacionadas ao consultório, entendendo até mesmo como funciona um plano dentario empresarial

Estratégias utilizadas para a captação de clientes 

É possível fazer a captação de clientes de forma física e online. Essa estratégia é essencial tanto o anúncio para fazer a captação quanto o relacionamento que você mantém através das redes sociais.

  1. Redes Sociais

Fazer a utilização das redes sociais é importante para gerar a divulgação das novidades, mostrando um ambiente interno da clínica, ou seja, a recepção, os tipos de plano que aceitam.

Por exemplo, um convênio odontologico empresarial, pode ser interessante e resultar na reativação de clientes inativos.

Há uma grande possibilidade de que esses pacientes se sintam curiosos e instigados por mudanças e novidades que não existiam no tempo em que eles frequentavam o local.

  1. Reativação de clientes antigos

É sempre bom dar uma olhada nas fichas antigas e analisar aqueles clientes que não estão comparecendo mais.

Vale ressaltar que não é porque ele está inativo que deve ser descartado, é importante considerá-lo.

Fazer a reativação deste paciente, ou seja, incentivar ele a voltar ao consultório e falar dos serviços da clínica para outras pessoas, é extremamente importante, porquanto pode suceder a indicação.

  1. Parcerias

É possível fazer parcerias com pessoas para realizar a divulgação do serviço ou produto, oferecendo uma bonificação ou até mesmo disponibilizando a ela o acesso ao plano odontologico empresarial. Uma forma de recompensa pelo serviço realizado. 

Essas estratégias farão com que o seu possível cliente possa criar uma empatia e uma credibilidade como a sua empresa ou seu produto.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.