É possível atrair clientes investindo no tempo e na dedicação, não há necessidade de ter uma grande estrutura financeira num primeiro momento, bastando entender como balancear os custos e ganhos.
Entenda como é possível realizar a captação de clientes para expansão dos lucros.
Como fazer a captação dos clientes?
Para iniciar a captação de clientes, é possível utilizar aqueles fidelizados que já consomem seus produtos ou serviços, para atrair os demais.
Use seus clientes ativos como referência, para que eles indiquem o seu produto ou serviço para novas pessoas e elas possam testar e fazer a aquisição.
Busque estratégias de como manter uma boa relação com o cliente, através de conteúdos de divulgação e conversas. Estude sobre técnicas, envolvendo jeito de falar, agir e tratar.
A boa comunicação, simpatia e claro, manejo correto para entender as necessidades dos clientes também são estratégias ótimas para a captação e manutenção de clientes.
A distribuição de brindes personalizados também deixa uma ótima impressão nos clientes.
Faça uma avaliação e busque entender a competência de cada colaborador sempre instruindo a um bom relacionamento.
Erros que não devem ser cometidos e que afastam o cliente da organização
Muitas das vezes, as empresas não conseguem entender o motivo da baixa frequência de clientes, não imaginam que podem ser por algumas atitudes dos funcionários e vendedores. Fique atento aos gestos da equipe.
A venda não é simplesmente apenas quando o cliente faz o fechamento, mas sim até antes dessa situação ocorrer e o pós-venda.
Por isso é importante o preparo dos colaboradores, estabelecendo padrões com que eles consigam fazer uma leitura do cliente, entendendo quais comportamentos eles carregam consigo para que as vendas comecem a sair.
Entenda os pontos que afastam os clientes:
- Julgamento;
- Falta de empatia;
- Conversas invasivas;
- Mentira;
- Falta de segurança.
Abaixo iremos descrever com maiores detalhes cada um dos pontos listados nos tópicos.
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Julgamento
Nunca julgue um cliente pelas suas vestes ou até mesmo pelo jeito de agir, trate todos que chegarem até a clínica de forma igualitária, sem fazer um pré-julgamento por suas características físicas, porque de onde se menos espera, pode ser do lugar que será mais surpreendido.
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Falta de empatia
Trabalhar com pessoas exige delicadeza e algumas medidas e cuidados essenciais para obter sucesso na área.
Crie identificação com o comprador e transmita a boa impressão, cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente e sempre pense que cada um é único.
Então para chamar atenção, é necessário criar essa ponte com ele. Pergunte, conheça um pouco mais e busque entender o que ele faz no seu dia a dia, mas sem ser invasivo.
Se ele for um empreendedor, apresente com sutileza os serviços que são oferecidos. Ele sendo empresário, mostre planos que serão úteis para ele, por exemplo, o plano odontologico para empresas.
Ele pode se sentir confortável e entender do que se trata o serviço.
O vendedor criando uma conexão, ficará mais fácil de entender o que o cliente realmente é.
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Não seja invasivo
Pergunte, mas também saiba ouvir, sempre busque o diálogo com o cliente, mas nunca se esqueça que é necessário tomar muito cuidado com as palavras.
Trabalhe e mostre a resolução dos problemas, porque um instante o cliente passará a enxergar o vendedor como o solucionador dos problemas através do serviço.
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Seja sincero
Não exagere e não fale mentiras sobre o produto, porque pode atrapalhar a negociação.
A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que uma mentira totalmente exagerada. Saiba usar a divulgação do produto de forma moderada e não excessiva.
Oferecer produtos enganosos em sua clínica pode gerar um grande distanciamento de clientes.
O cliente pode se sentir atraído pelo que o consultor oferece, mas chegando lá ele se depara com outra situação.
Por muitas das vezes, sabendo que chama atenção um bom custo-benefício, o vendedor passa a oferecer tipos de planos inexistentes na clínica.
Mostre ao paciente os verdadeiramente os planos que a clínica pode oferecer assim como o plano odontologico pme, caso o cliente não tenha seu próprio negócio, mostre a ele os descontos para pessoas físicas.
A grande frustração do paciente, pela propaganda enganosa, pode sujar a imagem do consultório.
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Falta de segurança
Possivelmente, o cliente chegará preparado entendendo algumas características do produto, por isso é importante que o vendedor esteja mais preparado do que o cliente, para que ele possa sanar eventuais dúvidas.
É necessário que os vendedores tenham uma segurança e bastante conhecimento sobre o serviço ou produto oferecido, porquanto ele pode estar passando as informações de forma muito tímida, o que traz uma má impressão para o cliente.
Por isso é imprescindível que os vendedores se preparem, de ambas as formas, buscando informações técnicas relacionadas ao consultório, entendendo até mesmo como funciona um plano dentario empresarial.
Estratégias utilizadas para a captação de clientes
É possível fazer a captação de clientes de forma física e online. Essa estratégia é essencial tanto o anúncio para fazer a captação quanto o relacionamento que você mantém através das redes sociais.
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Redes Sociais
Fazer a utilização das redes sociais é importante para gerar a divulgação das novidades, mostrando um ambiente interno da clínica, ou seja, a recepção, os tipos de plano que aceitam.
Por exemplo, um convênio odontologico empresarial, pode ser interessante e resultar na reativação de clientes inativos.
Há uma grande possibilidade de que esses pacientes se sintam curiosos e instigados por mudanças e novidades que não existiam no tempo em que eles frequentavam o local.
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Reativação de clientes antigos
É sempre bom dar uma olhada nas fichas antigas e analisar aqueles clientes que não estão comparecendo mais.
Vale ressaltar que não é porque ele está inativo que deve ser descartado, é importante considerá-lo.
Fazer a reativação deste paciente, ou seja, incentivar ele a voltar ao consultório e falar dos serviços da clínica para outras pessoas, é extremamente importante, porquanto pode suceder a indicação.
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Parcerias
É possível fazer parcerias com pessoas para realizar a divulgação do serviço ou produto, oferecendo uma bonificação ou até mesmo disponibilizando a ela o acesso ao plano odontologico empresarial. Uma forma de recompensa pelo serviço realizado.
Essas estratégias farão com que o seu possível cliente possa criar uma empatia e uma credibilidade como a sua empresa ou seu produto.
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