Email Marketing: Você envia informações relevantes ou SPAM?

30 de agosto de 2016 Email Marketing 1 Comentário

Muitos pensam que disparos de email marketing são inúteis, porém não sabem que ele continua sendo uma das melhores formas para construir um relacionamento com determinado público e aumentar as vendas. Ao mesmo tempo que há empresas que não acreditam no email marketing, outras acreditam mas fazem uso dessa estratégia de forma errada!

Quando perguntamos se a empresa X envia informações relevantes ou SPAM, duas respostas são possíveis:

  • Resposta da Empresa X: Claro que não! Só enviamos e-mails com informações muito relevantes.
  • Resposta de quem recebe os e-mails da Empresa X: Sim! Não aguento receber esses e-mails, eles são SPAM.

Ou seja, são dois lados da mesma moeda. E o que você está fazendo?

O assunto email marketing é muito complexo, mas para começar a explorar esse tema em nossos posts, queremos fazer dois alertas. Vamos lá:

1. Não compre listas de email marketing!

Por que? Porque o email marketing é algo muito pessoal e quando você está comprando uma lista, está entrando em contato com pessoas que não te conhecem! O ideal é usar os disparos de email marketing para pessoas que se inscreveram em sua lista ou entraram em contato com sua empresa, de forma a não causar um estranhamento quando a pessoa ver seu email na caixa de entrada, além de evitar que futuros e-mails vão para o lixo eletrônico.

Além disso, listas que têm muitos anos estão desatualizadas e podem ter diversos spamtraps, que são armadilhas dos servidores de e-mails, para identificar domínios que disparam SPAM, já que não tem o cuidado de limpar a base de contatos ou estão comprando listas.

Portanto, não adianta comprar listas ou usar aquela que seu amigo tem de 5 anos atrás. Construa sua base, essa é a primeira e mais importante lição!

 

2. Não envie o mesmo email sempre!

Infelizmente, muitas empresas na tentativa de querer economizar, criam uma arte de email marketing, com conteúdo puramente comercial e querem disparar para os contatos que têm no seu banco de dados, uma vez por semana (poderia ser pior, é claro, poderia querer enviar todos os dias para uma lista comprada). O primeiro passo para entender que esse erro é algo que não funciona, começa ao se colocar no lugar do destinatário, então faça essas perguntas para você:

  • Você gosta de receber e-mails repetidos?
  • Você gosta de ser incomodado por pessoas que insistem em vender o mesmo produto todas as vezes que te encontra, mesmo sabendo que você não quer?
  • Você gosta de ter que ficar apagando e-mails inúteis só para ler os que te interessam e manter sua caixa de email atualizada?
  • Você gosta de falar com quem nem se quer se apresentou ou deu um bom dia?

Da mesma forma que você é empresa, uma hora você é cliente! Lembre-se de respeitar a sua base de contatos e que se bem feita, uma campanha de email marketing pode trazer ótimos resultados! Quer saber como? Fique de olho no nosso blog que em breve teremos mais posts sobre esse tema! Nos vemos na próxima.