E-mail Marketing: 5 Práticas Efetivas Para Ter Resultado

Já houve quem decretasse a morte do e-mail marketing enquanto ferramenta promocional. O fato é que aqueles que se alinharam a essa tese não deixavam de ter razão, já que forma como praticado o e-mail marketing não sobreviveria aos novos tempos.

Vale a pena, inclusive, fazermos um pequeno mergulho no tempo, direto em nossas caixas de correio. Os nem tão mais antigos assim sabem como foi o bombardeio das malas diretas. Você se perguntava por qual razão alguém achou que você poderia se interessar por aquele produto, que nada tinha a ver com suas necessidades ou estilo de vida.

Ao mesmo tempo em que sua caixa de correio era inundada por mala direta, metade ou mais das ligações recebidas eram telemarketing. Nem é preciso dizer que em 90% dos casos, estavam oferecendo vantagens, reais ou não, para você comprar algo de que não precisava.

Com a disseminação da internet, as mesmas práticas da mala direta e do telemerketing transferiram-se para o e-mail marketing. Em vez de mandarem suas mensagens, de forma certeira, para seu público-alvo, recorriam a listas de emails aleatórias. Pior, para as nossas caixas de e-mail.

Porém, ao adotar as estratégias de marketing certas, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosíssima de conversão e vendas. Se você quer saber como, confira agora 5 dias valiosas para ter resultado com e-mail marketing em sua empresa.

Marketing de conteúdo e Tecnologia virando o jogo

Como não existe um problema para o qual não haja uma solução, o próprio mercado tratou de criar boas práticas de e-mail marketing.

As provedoras de e-mails passaram a adotar controles cada vez mais rígidos contra spam, ao mesmo tempo em que as empresas encontraram no Marketing de Conteúdo muito mais que uma solução promocional.

Por meio do Marketing de Conteúdo as empresas conseguem atrair pessoas que realmente tenham interesse em sua proposta de valor. Com base nisso, transformam essas pessoas em leads, aquelas que autorizam que a empresa se comunique com elas por e-mail.

Surge, então, o e-mail marketing como conhecemos, como procedimento não invasivo e poderosa ferramenta de conversão e relacionamento com clientes, aliada aos recursos de automação de Marketing Digital e soluções de CRM.

Neste novo cenário, podemos identificar pelo menos 5 práticas que ajudarão você a obter melhores resultados com o uso do e-mail marketing.

1) Invista em automação

Vamos começar pelo aspecto operacional do e-mail marketing, que é a automação.

Adote softwares de automação. Eles lhe permitirão capturar listas do seu CRM de forma já segmentada, assim como tornarão possível segmentar as ofertas e as mensagens de acordo com o perfil de cada grupo.

Além disso, com os sistemas de automação é possível programar um calendário de envios. As mensagens são enviadas automaticamente nas datas.

Para concluir, sistemas de automação contam com ferramentas críticas, por meio das quais é possível acompanhar as interações dos leads com suas mensagens, sendo possível, assim, avaliar as campanhas e aprimorá-las continuamente, sem prejudicar o fluxo de nutrição.

2) Segmente sua base de clientes

Qualquer software de gestão lhe permite segmentar sua base de prospects e clientes. O que há de mais completo, no entanto, é o CRM (Customer Relationchip Manegement), um software capaz de combinar informações oriundas de diversas fontes para oferecer uma visão abrangente e única de cada lead.

Com o CRM, a segmentação é mais inteligente e produtiva, permitindo que você escolha uma comunicação e faça ofertas personalizadas.

3) Atraia as pessoas certas para sua base de leads

Se você quer usar o e-mail marketing para vendas, será necessário perceber que a ferramenta não é um fim, em si mesma.

O e-mail marketing é apenas uma tática de marketing promocional, que precisa estar atrelada a políticas estratégicas de Marketing de Conteúdo.

A premissa básica para quem quer saber como melhorar o e-mail marketing é reconhecer que esse recurso só vai funcionar se a mensagem destinada tiver como alvo as pessoas certas.

Por essa razão, você precisa ter uma política de atração dessas pessoas, que passa pela entrega de conteúdo capaz de encantá-las e engajá-las.

4) Aplique as técnicas de Marketing Direto para gerar vendas

A principal entre as principais dicas de e-mail marketing é o uso das técnicas de Marketing Direto.

Você já sabe que aquela pessoa que está em sua base de leads é um cliente em potencial. Afinal, ele permitiu que você lhe encaminhasse mensagens.

É nessa hora que começa o problema das empresas, que não sabem muito bem como lidar com o desafio de converter leads em clientes.

O Marketing Direto, que é o mais indicado para o uso do e-mail marketing, consiste em:

  • Gerar uma vantagem especial para que o lead experimente ou compre o produto;
  • Estabelecer um prazo limitado de validade dessa vantagem especial;
  • Fazer um texto direto, voltado para a ação promocional, pois o lead já conhece seu produto;
  • Cumprir a promessa relacionada à natureza e ao prazo da campanha, para não perder a credibilidade.

5) Use o e-mail marketing como ferramenta de relacionamento com clientes

Além de fazer campanhas promocionais diretas, com objetivo de conversão, o e-mail marketing deve ser visto, também, como uma ferramenta de relacionamento com clientes.

Pense no que você pode fazer para se tornar parte da vida do cliente. Você pode enviar e-mails com dicas de uso e consumo, tutoriais, artigos sobre temas relacionados ao seu negócio e outros materiais.

Procure fazer com que o cliente visite seu site regularmente, que se envolva com o seu conteúdo, mantendo-o sempre por perto e familiarizado com sua marca.

Proceder de tal forma ajudará você a levar o cliente a criar uma afinidade com a sua marca, que contribuirá para que ele se torne fiel, principalmente se você conseguir mostrar para ele o quanto ele é especial para a sua empresa.

Este artigo teve a colaboração do site parceiro Blog Pequenos Negócios Lucrativos.