Automação de Marketing: 3 Motivos Para Aplicar no Seu Negócio

Por Bruno Guerra

16 de março de 2020 Email Marketing Nenhum Comentário

O conceito de automação de marketing vem sendo cada vez mais adotado pelas agências do mundo inteiro. Isso porque, esse processo acaba otimizando o tempo gasto com esse tipo de trabalho, que pode ser realizado por um robô e possibilita que o profissional invista essas horas em outras tarefas.

Uma pesquisa realizada pela LinkedIn Technology Marketing Community descobriu que a maior dificuldade desse tipo de profissional é a grande quantidade de tarefas a serem realizadas em um curto período  de tempo. 

O que é automação de email marketing?

A automação de e-mail marketing funciona por meio de ferramentas especializadas. Nela é possível que os profissionais configurem campanhas para serem disparadas automaticamente pelo programa quando necessário. 

Isso significa que uma vez que o cliente preencheu um formulário no seu site, já se tornou um lead e receberá os conteúdos programados pela equipe, de acordo com os seus interesses. Pesquisas apontam que essa estratégia pode aumentar a  taxa média de abertura em até 75%. 

E-mails automatizados costumam ser personalizados, relevantes e oportunos para o leitor, visto que são disparados conforme suas ações no site, tendo como principal objetivo fazer ele caminhar por todas as etapas do funil de vendas. 

Agora que você entendeu o que é automação de marketing, vamos te dar 3 motivos para investir nessa nova estratégia de comunicação. 

3 razões para investir na automação de email marketing

1. Mais personalização

A personalização é essencial em qualquer estratégia de marketing, principalmente para e-mails. Quanto mais personalizado e de acordo com os interesses do seu cliente, mais chances dele se interessar pelo seu conteúdo. 

Um estudo realizado pela Aberdeen, mostra que e-mails personalizados melhoraram o CTR em até 14%, além das conversões, que aumentam em 10%.

Com a automação é possível desenvolver isso de forma inteligente e rápida, sem que uma equipe invista todo seu tempo em analisar dados. A maioria das ferramentas costumam rastrear o engajamento, criar campanhas baseadas nas análises feitas de cada cliente e, fornecer conteúdos relevantes para cada um deles. 

2. Economia de tempo

Investindo em uma ferramenta de automação, é possível que os profissionais de marketing tenham mais tempo para pensar em maneiras eficientes e inovadoras de atingir sua base de clientes, ou até mesmo, converter novos leads para ela. 

3. Crescimento em escala

O terceiro benefício pode parecer bastante atrativo para as empresas, visto que o entendimento sobre automação de marketing garante que empresas de todos os tamanhos e setores cresçam, sem precisar contratar novos profissionais de marketing. 

O principal benefício da utilização dessa estratégia é o poder de crescimento em escala e processamento, acomodando melhor a necessidade crescente do seu negócio do que um novo funcionário, principalmente quando se trata de tarefas automatizadas.