Por: Redação

25 de maio de 2022 Desenvolvimento Web Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

Já ouviu falar em prospecção? Ela é fundamental para que a empresa se mantenha sustentável e com a sua rentabilidade em dia, sem esse requisito você não conseguirá qualificar os clientes para dentro da sua organização.

A primeira etapa de todo o processo de venda é gerar novas oportunidades de negócios para gerar a venda. Esse procedimento será feito com ajuda de algumas plataformas, como o crm.

O CRM nada mais é do que uma plataforma que cultiva a boa relação do vendedor para o cliente, através dela serão armazenados dados de contato com o cliente, o seu perfil e as observações para que a venda possa ocorrer. Isso é fazer uma prospecção.

Os leads são aqueles contatos que podem possuir ou não o perfil de característica de compradores ideais e típicos para o seu negócio. Faça uma separação deles através de um crm grátis.

Quer saber mais sobre prospecção? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que significa prospectar? 

O termo prospectar significa pesquisa, isto é, listar de maneira ativa ou passiva os potenciais clientes encontrando uma forma de entrar em contato com eles, entendendo o contexto que atua e pré-qualificar para a venda qualificando o fechamento.

A técnica de negócios B2B descreve as empresas vendendo para outras empresas. O mercado teve que acompanhar o avanço da tecnologia e, com esses dados disponíveis, conseguir entender o comportamento de compras.

A partir disso, a organização irá moldar novas estratégias, abordagem de vendas e utilizar mais ferramentas facilitadoras que possam ajudar nos resultados.

Dicas de prospecção 

Através do crm online grátis pesquise dados pessoais antes da primeira conversa. 

Conheça como funciona o processo de tomada de decisão dentro da empresa, obtenha informação dentro dessa empresa e dados do setor principalmente usando palavras chaves para fácil identificação.

Importância da prospecção 

Se não houver prospecção não haverá vendas.

Se não tiver contato com novos clientes todas as semanas e meses, você não vai conseguir fechar vendas.

Com o topo do funil vazio, quer dizer pouco interesse, há pouco fechamento de vendas no fundo do funil. Mas o que é funil de vendas?

O app funil de vendas, é o que representa todo o procedimento feito durante as vendas desde o primeiro contato até o fundo, isto é, a venda.

É importante sempre lembrar que muitas das vezes a quantidade sem qualidade não é nada, por isso não adianta nada ter vários contatos se não tiver algo para oferecer, é importante que os clientes sejam qualificados. 

Etapas da prospecção de clientes

Alguns consideram a prospecção como uma fase inútil do processo de vendas.

Essa opinião equivocada se baseia na ideia de que quando está prospectando, não está vendendo. Contudo, uma prospecção bem feita é praticamente metade da venda.

Para fazer uma prospecção eficaz é necessário reservar um tempo, separe um horário para contatar o cliente e ouvi-lo.

Defina quem é o seu cliente e o segmento de mercado para prospectar, podendo escolher porque está em alta, fechou o negócio ou já trabalhou nele.

A prospecção pode ser feita com algumas situações, como:

  • Pesquisa;
  • Conexão com o cliente;
  • Empatia e educação;
  • Qualificação;
  • Vendas.

Conheça alguns tipos específicos de prospecção:

  1. Prospecção ativa gera prospecção passiva

A prospecção ativa é quando o comerciante vai atrás do cliente e não espera que ele venha até a empresa de forma independente. Ela é feita seja ligando para ele ou marcando de encontrá-lo em algum lugar.

A prospecção ativa não necessariamente é o momento de vender, mas sim conhecer o cliente e apresentar o produto.

A prospecção passiva é o completo oposto: o cliente vai até a empresa e, assim, o processo de vender o produto ou serviço começa.

  1. Fale sobre pontos positivos gerados pelo seu produto na vida dos outros

Quando for discutir os pontos positivos do seu produto, fale de uma maneira sutil não diretamente ao ponto.

Ainda sutilmente, mencione sobre o que o seu produto ou serviço faz, quais as soluções que ele costuma trazer e benefícios que tem a oferecer. 

  1. Quando o cliente vem até você 

No caso da prospecção passiva, tenha empatia neste momento. O cliente precisará de uma ajuda, se prontifique a responder às suas dúvidas e seja confiante ao falar do produto ou serviço.

 

Tenha a presença digital e utilize redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook. 

 

Muitas pessoas encontram lojas e serviços através das redes sociais. Os clientes irão buscar referências sobre você na internet e, se não acharem nada, isso poderá afastá-los.

  1. Indicações 

Peça que o seu cliente indique o seu produto para pessoas próximas a ele, porque isso é muito importante. Parte da prospecção passiva surge justamente através desse artifício.

 

Por isso, para atendê-lo trabalhe com produtos de muita qualidade. Com um bom relacionamento você conseguirá fechar um bom negócio finalizando a venda.

Ferramentas para a prospecção

Para ter um bom contato entre o lead e o vendedor, é importante utilizar algumas ferramentas como:

  1. Mail track

Poderá usar esse plug-in no seu e-mail para fazer o rastreamento de quando os leads abrem o e-mail em tempo real.

  1. Boomerang

Dá opção de fazer um planejamento de um envio de e-mail, programando horário para que possa ser enviado automaticamente. 

  1. Plataformas de CRM

Você conseguirá organizar os seus contatos e gerenciar atividades através de plataformas de CRM. 

Faça uma pesquisa sobre o valor de CRM buscando por “crm preço”. Isso irá te ajudar na organização e conseguirá ver ações dos clientes no seu site, gerando uma oportunidade para entender a necessidade individual de cada um.

A boa utilização das ferramentas, facilitará o processo fazendo com que o vendedor obtenha sucesso nas vendas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.