Por: Redação

28 de junho de 2022 Desenvolvimento Web Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

otimizações web
A otimização para motores de busca, também chamada de SEO, é uma das principais ferramentas de geração de tráfego orgânico.

É caracterizado como tráfego orgânico qualquer visita que chega ao seu site através de canais como as redes sociais, o e-mail marketing e os sites parceiros.
Note que essas estratégias são espontâneas, ou seja, a atração de clientes acontece sem o auxílio de anúncios pagos.

Veja a seguir quais são as maiores vantagens de uma consultoria SEO, as principais etapas desse processo e o custo médio para empresas de pequeno, médio e grande porte.

QUAL É O PAPEL DE UMA CONSULTORIA SEO?

O foco das estratégias de SEO, do inglês “Search Engine Optimization”, é qualificar os conteúdos do seu site para garantir uma boa posição nos mecanismos de buscas.

O SEO “on page” é aplicado diretamente nas páginas do site da empresa, incentivando que os algoritmos de busca encontrem essas páginas e as posicionem nas primeiras páginas.

Por sua vez, o SEO “off page” responsabiliza-se pelas práticas realizadas fora do site ou blog da empresa, expandindo a relevância desse site ou blog com base em parcerias e links externos.

Para ranquear cada uma dessas páginas, os mecanismos de busca utilizam critérios como qualidade do conteúdo, experiência do usuário e tempo de resposta do site.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA CONSULTORIA SEO?

Primeiro são analisados aspectos como a performance do site e o nicho das empresas, posto que os motores de busca possuem diferentes diretrizes para alguns sites, como as páginas de compras e os bancos online.

Verifica-se também a velocidade do carregamento das páginas, o sistema de gestão de postagens, as oportunidades não exploradas e os tópicos mais relevantes para o público-alvo. O Google Analytics e o Search Console também são muito utilizados.

Depois do momento de auditoria, realiza-se o planejamento estratégico “on page” e “off page”. O cronograma de publicações é criado com base nas palavras-chave mais relevantes para o negócio.

Determina-se, ainda na etapa de planejamento, a necessidade de elaborar novas pautas e conteúdos, de otimizar a estrutura do site, de contratar profissionais autônomos etc.

O Link Building é provavelmente a mais complicada das etapas, uma vez que os sites mais populares já possuem parceiros relevantes. O objetivo é conseguir “backlinks”, ou seja, outros sites devem indicar o seu conteúdo através de links posicionados estrategicamente.

A última etapa é de acompanhamento dos resultados, momento em que são coletados dados para mensurar o que funcionou e o que precisa ser reconsiderado.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CONSULTORIA SEO?

As consultorias de SEO são fundamentais para prospectar clientes, criar leads qualificados e fortalecer a identidade do negócio.

Mas, na prática, quais são os benefícios desse tipo de serviço?

  • Alinhamento com as principais regras dos motores de busca, impactando diretamente o ranqueamento e a qualidade do site ou blog;
  • Efetividade na aquisição orgânica de clientes, sem usar de anúncios e outras ferramentas pagas;
  • Foco no chamado “core business”, onde são encontrados os diferenciais da empresa com relação a sua concorrência, daí a construção da identidade da marca;
  • Investimento com alto poder de influência e alto retorno, sem sobrecarregar os cofres das empresas;

Identificação de novas oportunidades, em decorrência das análises de mercado mais aprofundadas.

QUAIS SÃO OS VALORES MÉDIOS DAS CONSULTORIAS SEO?

Empresas de pequeno porte, que têm uma base de clientes menor e metas mais simples, costumam desembolsar até R$1.500 ao mês com esse tipo serviço. Vale lembrar que negócios menores normalmente não possuem profissionais de SEO em sua equipe fixa.

Por sua vez, empresas de médio porte necessitam de mais profissionais especializados, por conta da demanda em crescimento. Daí a média de investimento em consultorias de SEO, que varia de R$3.000 e R$5.000 mensais.

Por fim, as empresas de grande porte, por conta da competitividade e da grande base de clientes, costumam investir até R$13.000 mensais com especialistas em SEO.

Pronto, você já conhece o papel de uma consultoria SEO, das maiores vantagens às principais etapas e média de custos. É hora de aplicar esses conceitos com o auxílio de profissionais especializados!

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