Por: Redação

14 de junho de 2022 Desenvolvimento Web Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

desenvolvimento web

Os sites de buscas, pagos ou de maneira orgânica podem ser responsáveis pela geração de visitas para um site, a partir de estratégias de aquisição.

O acesso também pode ocorrer de forma direta, ou seja, quando o usuário visualiza a página sem passar por outro site; de forma social, quando as redes sociais direcionam outro endereço; e de forma referencial, quando o site é visualizado através de backlinks.

Neste artigo, selecionamos os benefícios de investir em tráfego orgânico e comentamos as estratégias mais usadas por profissionais da área, que você confere a seguir!

SOBRE AS VANTAGENS DE INVESTIR EM TRÁFEGO ORGÂNICO

RELAÇÃO COM O CONSUMIDOR

Os anúncios pagos, que geram visitas aos sites de maneira inorgânica, costumam auxiliar nas taxas de conversão, mas não são usados para consolidar a relação entre a empresa e seus clientes.

Com o auxílio do tráfego orgânico, é possível acompanhar a jornada do consumidor, da pesquisa nos sites de buscas até a escolha do produto ou serviço e a eventual finalização da compra.

REDUÇÃO DE CUSTOS

É claro que você precisa de profissionais qualificados para aplicar as técnicas corretas, mas os custos para contratação desses profissionais não se comparam aos gastos com anúncios pagos.

O produtor de conteúdo da sua empresa também pode ser treinado para desenvolver essas estratégias, como parte de suas funções. Por isso o aspecto custo-benefício é maior a partir das estratégias de tráfego orgânico.

CONFIABILIDADE

Os sites de buscas costumam destacar os anúncios pagos, colocando-os mais próximos do topo das páginas. Ocorre inclusive uma espécie de leilão para determinar quais anúncios serão colocados em primeiro lugar.

Logo, a qualidade do conteúdo ou do produto não é uma questão, podendo gerar desconfiança nos usuários. Já os resultados orgânicos costumam ser posicionados nos buscadores a partir de critérios como qualidade e relevância, por isso são mais confiáveis.

ESCALABILIDADE

No tráfego orgânico, o conteúdo permanece em evidência enquanto for relevante. Já no tráfego pago, a distribuição do conteúdo nos sites de buscas diminui quando a empresa interrompe o investimento.

Daí a importância de investir em estratégias que impulsionem o conteúdo organicamente, como o estudo de palavras-chave, a criação de títulos expressivos, a otimização de sites (SEO) etc.

E QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS MAIS USADAS?

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION, OU “SEO”

Trata-se de uma estratégia de otimização de sites, que começa pela definição de uma lista de palavras-chave. Esses termos e variações devem ter relação com o seu negócio, considerando sobretudo o gosto dos clientes.

Depois disso, os termos são aplicados em meio ao conteúdo produzido, fazendo com que os buscadores os identifiquem e, então, ranqueie esse conteúdo em suas páginas.

E-MAIL MARKETING

Essa estratégia é fundamental para construir uma relação entre a empresa e aqueles que interagem com a os conteúdos gerados por ela,. Transformando-os em leads, que por sua vez são entendidos como potenciais consumidores.

O conteúdo compartilhado nos e-mails precisa captar o interesse do público que os recebe, por isso devem ser pensados com cuidado e necessitam de atualizações periódicas.

CRIAÇÃO DE UMA PERSONA

Quando o assunto é marketing de conteúdo a criação de uma persona está sempre em pauta, mas o conceito nem sempre é claro para os produtores de conteúdo.

Criadas pela equipe de Inbound, as personas são personagens que representam o perfil de público de uma empresa. Lembre-se de pensar, escrever, auxiliar e solucionar os eventuais problemas de suas personas.

Quando reunir todas as informações necessárias para direcionar seu artigo a uma persona específica, basta escolher um problema que ela tenha e solucioná-loe no decorrer do texto.