Por: Redação

14 de junho de 2022 Desenvolvimento Web, Empreendedorismo Nenhum Comentário
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O Marketing Digital tem como principais objetivos: gerar vendas, criar uma identidade para a marca e desenvolver uma relação saudável entre empresa e consumidor.

Trata-se de uma ampla área que envolve diferentes campos estratégicos igualmente importantes, como o marketing de atração, o marketing de conteúdo e o chamado SEO.

Vale a pena contratar uma consultoria, empresas responsáveis por elaborar a estratégia mais adequada para o seu negócio. Mas quais são as principais funções das consultorias de marketing digital?

O QUE FAZEM AS CONSULTORIAS DE MARKETING DIGITAL?

De maneira abrangente, pode-se dizer que o objetivo principal de uma consultoria de marketing digital é auxiliar as empresas na utilização dos mecanismos online. Mas o que deve ser feito na prática?

SOBRE A ETAPA DO PLANEJAMENTO

Neste momento as consultorias de marketing digital analisam quais são os objetivos da empresa, suas metas de venda, seu público-alvo e o que se espera do retorno sobre o investimento (ROI). Geralmente os valores são calculados com base nas métricas de mercado.

Decide-se também o número de ações necessárias para atingir as metas de venda, o que se espera dos acessos no site da empresa e o que será investido em estratégias de marketing digital.

Em vista disso, define-se um cronograma de ações com prazos predefinidos, prática que possibilita um panorama das abordagens comerciais e dos resultados esperados.

Note que a etapa de planejamento contribui diretamente para o retorno financeiro e não apenas para a construção da identidade das empresas.

SOBRE O DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS

A consultoria de marketing digital também é responsável por examinar os números e as práticas atuais da empresa, diagnosticando os eventuais problemas e criando estratégias para evitá-los no futuro.

Todas as mídias e espaços de contato são analisados, do site da empresa aos blogs e perfis nas redes sociais. Também são observados os resultados das estratégias de e-mail marketing.

A partir dessa análise são estabelecidas novas estratégias, como a aplicação das técnicas de otimização de textos, que visam melhorar os resultados orgânicos, e os chamados calls-to-action, links que direcionam os usuários ao longo do processo de conversão online.

SOBRE A DEFINIÇÃO DAS AÇÕES

Compreendendo a necessidade de um bom planejamento, é o momento de estabelecer um plano de ação efetivo de marketing digital.

Imagine que as taxas de conversão estejam baixas, problema detectado na etapa de diagnóstico. É neste momento que as assessorias indicam o que será feito para remediar a situação.

Neste cenário, uma provável solução seria usar as calls-to-action, recurso que possibilita mensurar o número de cliques transformados em vendas. Vale lembrar que a ação pode ser realizada internamente ou pode ser feita pela própria consultoria, através de parceiros.

O QUE AS CONSULTORIAS NÃO COSTUMAM FAZER?

Deve ser educativo o contato da empresa de consultoria com o contratante, que precisa compreender as razões para cada uma das estratégias selecionadas.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma consulta, por isso as consultorias não são responsáveis por executar as estratégias, como a produção de conteúdo para as redes sociais, o monitoramento dos resultados, a criação de landing pages etc.

Sua empresa pode até pedir indicações de profissionais para realizar os serviços, mas não deve exigir que eles sejam executados pelas consultoria.

Ou então, as agencias de marketing digital disponibilizam pacotes SEO para seus clientes onde realizam as estratégias passadas aos mesmos durante a consultoria.

Além do mais, há ainda outros mecanismos de desenvolvimento web oferecidos pelas agencias de marketing digital, levando em conta as metas estratégias para os contratantes alcançarem seus objetivos.

Lembre-se, ainda, que as consultorias não estarão disponíveis em tempo integral. Normalmente são negociados pacotes de horas, além das reuniões em dados momentos, dependendo da disponibilidade do contratante e do contratado.

Os canais de contato também costumam ser definidos previamente, seja por Skype, e-mail ou telefone.

Pronto, agora você já sabe o que fazem as consultorias de marketing digital, também sabe o que elas não costumam fazer. É hora de começar o planejamento!

Veja também nosso conteúdo sobre os princípios do marketing.