Por: Redação

7 de novembro de 2022 Desenvolvimento Web Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 5 minutos

O embate Google cloud x Azure faz parte de muitos debates de empresas que optaram por fazer a migração para a nuvem.

Afinal, as duas ocupam sempre o ranking de líderes do mercado de cloud computing. Em 2019, por exemplo, ambas fizeram parte do Quadrante Mágico da Gartner, como líderes do mercado de IaaS.

Com a popularização da computação em nuvem como ferramenta de economia, segurança, automação e eficiência, muitas empresas já começaram a migrar para o cloud. Inclusive, segundo a Gartner, a expectativa é de que 25% das organizações adotem soluções de um único provedor de nuvem para potencializar seus investimentos em tecnologia.

Mas algumas ainda estão em dúvida sobre qual plataforma escolher: Google Cloud X Azure?

Vale salientar que entra nessa disputa, de líderes de mercado, a AWS da Amazon. Mas, nesse artigo, vamos falar especificamente sobre as outras duas plataformas de cloud computing para te auxiliar na escolha de qual é a mais indicada para o seu negócio!

Continue a leitura!

Google Cloud x Azure: qual a melhor opção para a sua empresa?

Antes de selecionarmos o vencedor da batalha Google Cloud x Azure, precisamos compreender a importância do cloud computing no mercado atual.

Qual a importância do Cloud Computing?

Segundo um levantamento de dados sobre Cloud Computing, realizado pelo UOL, houve um crescimento de quase 70% da adoção de computação em nuvem no mundo, desde 2012 (North Bridge Venture Partners e GigaOM Research).

Hoje, quando falamos de cloud computing não estamos olhando para uma tendência do mercado, que logo vai ser substituída por outra. Na verdade, a base tecnológica da computação em nuvem e a sua aplicabilidade integrável a inúmeras outras ferramentas, sugere que a sua relevância no mercado deve continuar crescendo.

Empresas, hoje, que ainda não migraram para a nuvem, perdem vantagem competitiva. Porque o mercado se tornou muito mais ágil, estável e móvel.

Ficar preso a sistemas que precisam de atualizações e alimentações manuais trazem ineficiência e podem comprometer a autoridade da empresa no mercado. Mesmo que ela ofereça os melhores produtos e serviços.

Afinal, o perfil do cliente da era digital é esse: rápido, inovador e móvel!

Sem a modernização da infraestrutura tecnológica da sua empresa, você estará perdendo clientes, presença no mercado, além de tempo e investimento!

Agora que você já sabe a importância do cloud computing, como começar essa transformação? O primeiro passo é escolher a plataforma de computação em nuvem mais adequada aos objetivos do seu negócio. Considerando, portanto, fluxo, processos, volume de dados, níveis de segurança e sensibilidade das informações.

Para te ajudar nesse processo, hoje, fizemos um debate entre dois dos principais líderes em cloud computing do mercado: Google Cloud X Azure! Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

O que é Google Cloud Platform?

O Google Cloud Platform (GCP) é a plataforma de computação em nuvem do Google. Trata-se de um sistema de IaaS que oferece ao usuário toda expertise, infraestrutura e funcionalidades de uma das empresas mais influentes em tecnologia e inovação.

Um dos seus carros-chefe é a utilização da inteligência artificial e machine learning para oferecer soluções, insights, produtos e serviços cada vez mais eficientes e inteligentes.

Como estamos falando de uma infraestrutura como serviços, a plataforma também pode ser usada como servidor para outros negócios realizarem migração de VM (máquinas virtuais).

Além de auxiliar na criação e hospedagem de apps, sites, blogs e páginas web. E também no armazenamento de documentos dos mais diversos formatos, que podem ser acessados quando e onde o usuário preferir.

Vale ressaltar que, devido a sua infraestrutura, a plataforma serve de base para o desenvolvimento de inúmeros outros produtos e soluções. Desde suporte para organização de servidores internos, armazenamento de objetos na nuvem até criação e desenvolvimento de sites.

Produtos do Google Cloud

  • “Compute Engine – Máquinas virtuais em execução nos data centers do Google.
  • Cloud Storage – Armazenamento de objetos seguro, durável e escalonável.
  • SDK Cloud – Ferramentas de linha de comando e bibliotecas para o Google Cloud.
  • Cloud SQL – Serviços de banco de dados relacional para MySQL, PostgreSQL e SQL Server.
  • Google Kubernetes Engine – Ambiente gerenciado para executar apps em contêineres.
  • BigQuery – Data warehouse para agilidade e insights comerciais.
  • Cloud CDN – Rede de fornecimento de conteúdo para veicular Web e vídeo.
  • Dataflow – Análise de streaming para processamento de streams e em lote.
  • Cloud Run – Ambiente totalmente gerenciado para executar aplicativos conteinerizados;
  • Anthos – Plataforma para modernizar os aplicativos atuais e criar novos;
  • Cloud Functions – Plataforma de computação orientada por eventos para serviços e apps em nuvem.”

Fonte: Google Cloud.

Esses são apenas alguns dos produtos Google, segundo a plataforma são mais de 100 tipos que podem ser criados, desenvolvidos ou personalizados para a demanda da empresa.

O que é Microsoft Azure?

Já do lado de lá do embate Google Cloud X Azure, temos a gigante Microsoft. Também reconhecida pela tecnologia e o alto poder de se manter há tantos anos no mercado mesmo com o surgimento de diversas novas empresas inovadoras.

Assim como Google Cloud, a plataforma Azure possibilita que empresas e desenvolvedores executem apps, serviços e ferramentas baseadas na computação na nuvem. Além, claro, de oferecer acesso a uma gama de produtos e serviços equivalentes aos do Google Cloud em número e em abrangência.

Na prática, o conjunto de ferramentas permite o processamento, gerenciamento e armazenamento adaptados dos datacenters da Microsoft. Ou seja, os programadores podem utilizar a tecnologia da Microsoft para construir suas próprias estratégias.

Assim como nas ofertas do Google Cloud, a Azure possui pacotes adaptáveis à necessidade da sua empresa. Possibilitando, portanto, a adesão de negócios de todos os portes e com diferentes budgets.

Por fim, outros dois pontos em comum com o Google Cloud são a mobilidade, típica do cloud computing, e camadas de segurança para evitar ataques e perdas. Apesar dos investimentos nesse sentido, a empresa já sofreu com algumas instabilidades e indisponibilidades.

Fazendo com que muitos usuários optassem por outras plataformas de computação em nuvem.

É importante mencionar que, em termos de funcionalidades, a Azure não fica atrás. Confira:

Produtos do Microsoft Azure

  • Azure Machine Learning;
  • Serviços Cognitivos do Azure;
  • Serviço OpenAI do Azure;
  • SQL Server em Máquinas Virtuais do Azure;
  • Máquinas virtuais do Windows;
  • Azure Functions – para disparo de app com computação sem servidor;
  • Azure Cognitive Search – pesquisa de conteúdo habilitada para inteligência artificial nos apps;
  • Serviços de Bot do Azure – criação e conexão de bots.

Fonte: Azure.

Vale ressaltar que não são apenas esses, o Microsoft Azure oferece dezenas de outros produtos e funcionalidades para o usuário!

Então, quem ganha no embate Google Cloud Platform x Microsoft Azure?

Bom, você deve ter notado que na disputa Google Cloud Platform X Microsoft Azure há uma equidade de funcionalidades, certo? As duas plataformas, portanto, empatam em diversos quesitos técnicos.

O que pode diferi-las, no entanto, é a disponibilidade. Segundo o Google, a sua disponibilidade é de mais de 99%, considerada extremamente alta. Garantindo, assim, mais estabilidade nos serviços oferecidos pela plataforma, menos bugs e mais segurança para o usuário.

O Microsoft Azure, apesar de excelentes ferramentas de segurança, apresentou, no decorrer no tempo, algumas instabilidades que preocuparam o usuário. Esse fator, portanto, pode ser um ponto contra a plataforma da Microsoft.

Sem contar, claro, que, hoje, a marca-mãe do Google é uma das mais influentes no mercado de tecnologia, segundo o instituto de pesquisa Ipsos. O engajamento e o nível de inovação da empresa podem ser pontos favoráveis no momento de decidir quem ganha no embate Google Cloud Platform X Microsoft Azure.

Mas, como mencionamos, são plataformas de cloud computing líderes de mercado, muito semelhantes na oferta de serviços e aplicações.

Agora, com informações sobre cada um delas, você pode escolher com muito mais assertividade qual a melhor plataforma para o seu negócio!

___________________________________________________________________
Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.