Marketing Digital Para o Dia Dos Namorados: Como Fazer Clientes se Apaixonarem Pela Sua Empresa

O Dia dos Namorados está chegando e nesse tipo de data comemorativa as empresas podem (e devem) aproveitar as oportunidades para gerar cada vez mais conexões com seu público, ampliar o alcance e consequentemente impulsionar as vendas!

Por isso, é essencial desenvolver estratégias de Marketing Digital para que a data possa ser utilizada da melhor maneira possível para os negócios. Veja!

O Dia dos Namorados

Dia 12 de junho de 2019, quarta-feira, esta é a data que marca o Dia dos Namorados este ano no Brasil, ou seja, falta menos de um mês até lá, e muitas pessoas começam a pensar e a pesquisar antecipadamente sobre o que dar de presente ou o que fazer no dia em questão.

Portanto, sua empresa precisa se planejar estrategicamente para desenvolver ações antes mesmo que a data mais romântica do ano chegue. Veja alguns insights abaixo:

Busca por presentes

Quanto aos planos de presentear, os casais estão procurando principalmente por presentes e ofertas em:

  • Flores;
  • Chocolates;
  • Roupas
  • Cartões comemorativos;
  • Joalheria
  • Uma noite fora ou experiências;
  • Vales-presente.

Pesquisa

Em relação a pesquisa (segundo dados apresentados pelo Google Survey), os casais pesquisam mais:

  • Em lojas físicas/lojas de shopping (81% namorados e 42% casados);
  • No Google (44% namorados e 38% casados);
  • Em lojas na internet (38% namorados e 35% casados);
  • No YouTube (35% no namorados e 10% casados);
  • No Facebook/Instagram (35% namorados e 9% casados);
  • Em revistas/TVs (13% namorados e 4% casados).

Quando os casais pesquisam?

Namorados:

  • 21%: Mais de 1 mês antes;
  • 21%: 1 mês antes;
  • 21%: 15 dias antes;
  • 17%: 1 semana antes;
  • 11%: 1 dia antes;
  • 9%: no dia.

Casados:

  • 10%: Mais de 1 mês antes;
  • 22%: 1 mês antes;
  • 18%: 15 dias antes;
  • 22%: 1 semana antes;
  • 18%: 1 dia antes;
  • 10%: no dia.

E então, quais estratégias adotar para capturar seu público?

Adicione o ar romântico aos seus posts

Preencha seus feeds de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…) com ideias e ofertas que seus clientes possam aproveitar, experimentar e curtir com seus parceiros ou parceiras. Em outras palavras, seja proativo para encontrar maneiras de engajá-los com seu conteúdo e claro, com o tema da data.

Troque a foto de perfil da sua empresa nas redes sociais

Outra estratégia é colocar uma imagem no perfil da organização que lembre a data. Pode parecer algo simples, mas que demonstrará aos consumidores que a sua empresa está alinhada com o momento e fará com que eles fiquem curiosos para saber o que sua loja terá a oferecer.

Pense na logística

A satisfação do consumidor também refere-se ao prazo que a entrega é feita, pois caso haja uma demora ou o produto nem sequer chegue, o cliente ficará insatisfeito e ainda corre o risco de não dar nada). Por isso, é importante buscar transportadoras “de nome” no mercado para evitar impasses como atrasos, danos ou extravios.

Além disso, preocupe-se com o pós-venda, ou seja, não deixe de pedir feedbacks aos clientes para saber como foi a experiência, o que gostou e o que não gostou. Isso muitas vezes pode trazer insights para outras vendas e também pode ajudar a entender o que precisa ser melhorado.

Faça campanhas sensacionais

Ações estratégicas e bem planejadas podem ser um grande diferencial para que as suas vendas tenham o resultado esperado ou até mesmo superado.

Sendo assim, pense em dar alguns brindes e crie uma hashtag para promover a campanha nas redes sociais.

Isso porque, as hashtags são excelentes para promover qualquer tipo de negócio nas mídias sociais, pois você pode acompanhar com facilidade a quantidade de pessoas que estão compartilhando sua campanha com base em quem está usando a hashtag.

Além disso, outra ideia é usar uma combinação de hashtags, por exemplo, uma que é singular para sua empresa e outras mais populares utilizadas por outras pessoas e empresas.

Crie conteúdo visualmente inspirador e criativo

Torne todos os seus visuais atraentes para o seu público. Por exemplo, como uma primeira sugestão use o tema de cores da estação. Em segundo lugar, imagens do Dia dos Namorados, como: diferentes casais, roupas, doces, flores, presentes e cartões, jantar e sair.

A criatividade é fundamental na hora de mostrar a vantagem de fugir dos presentes tradicionais ou mesmo óbvios. Sendo assim, mostre ao consumidor que existem outras opções além de flores, chocolates, roupas e perfumes.

E mais, faça uma avaliação sobre os seus produtos e pense em maneiras para montar alguns kits que possuam mais de um item, assim haverá mais chances de aumentar o ticket médio das compras.

Crie uma landing page

Suas postagens de mídia social estão criando um engajamento incrível, mas para onde seus seguidores vão quando clicam nos links?

Os compradores nem sempre sabem o que querem, de fato, por isso dê-lhes uma mão e facilite filtrando determinados produtos que você tem no seu e-commerce e que pretende vender no Dia dos Namorados.

Dessa forma, com uma página exclusiva, você pode acompanhar os visitantes que acessam e convertem mais facilmente do que um link de site comum.

Adicione o conteúdo criado para a campanha à página e anexe uma oferta especial ao seu produto ou serviço para incentivar ainda mais as vendas.

Embalagem

Por fim, invista também na embalagem que irá o produto. Coloque, por exemplo, frete grátis a partir de um determinado valor, 20% de desconto na compra de dois produtos ou algum outro benefício que a pessoa terá em uma próxima compra.

Incentive a pessoa que recebeu o presente a chegar até a sua empresa mais vezes sem precisar esperar o próximo ano!