Por: Bruno Guerra

1 de março de 2021 Datas Sazonais Nenhum Comentário

O Dia Mundial do Consumidor está chegando, especificamente no dia 15 deste mês, segunda-feira, sendo uma data bastante importante para o varejo brasileiro.

Afinal de contas, os consumidores são uma parte essencial para o processo de crescimento e sucesso de qualquer empresa. Sem eles, quem irá comprar os seus produtos e/ou serviços? Como o negócio sobreviverá?

Sendo assim, saber explorar essa data para atrair clientes e vender mais é fundamental!

Portanto, continue acompanhando a leitura do artigo para saber como aproveitar o Dia Mundial do Consumidor em prol do seu negócio.

Esperamos ajudá-lo!

Dicas essenciais para aproveitar o Dia Mundial do Consumidor

Apenas para contextualizar, o Dia Mundial do Consumidor surgiu nos Estados Unidos no ano de 1985, inspirado pelo discurso de John Kennedy referente ao reconhecimento dos direitos dos consumidores, sendo que aqui no Brasil a data começou a ter destaque há apenas alguns anos, a partir de 2014.

Porém, vale ressaltar que, devido aos avanços tecnológicos e, claro, ao surgimento da internet, hoje o Dia Mundial do Consumidor é, em grande parte, digital!

Ou seja, as marcas aproveitam o e-commerce, as redes sociais, o e-mail marketing e outros canais online para impulsionar as vendas e assim conseguir melhores resultados.

Portanto, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que ter uma boa presença digital atualmente é fundamental, afinal de contas, é onde milhões de negócios acontecem diariamente!

Além disso, é importante que você também leve em consideração os seguintes aspectos:

Semana ou mês do consumidor

Apesar do Dia Mundial do Consumidor ser comemorado no dia 15 de março, inúmeras empresas, por questões estratégicas, investem na semana ou até mesmo no mês do consumidor.

Ou seja, geralmente, as marcas não ficam presas somente ao dia e acabam expandindo-o para gerar mais alcance e bons resultados no 1º semestre do ano.

E só para você ter uma ideia, no ano passado a data gerou um faturamento aos e-commerces de mais de R$3 bilhões! Um número bastante expressivo.

Planejamento

Para aproveitar a data da melhor maneira possível, é essencial que a sua empresa faça um planejamento adequado, levando em conta, principalmente, os seguintes pontos:

  • Entenda o perfil e as expectativas do seu consumidor;
  • Estabeleça estratégias de precificação;
  • Negocie com fornecedores de maneira antecipada;
  • Esteja preparado para o aumento na demanda das entregas;
  • Tenha uma equipe preparada para oferecer suporte ao cliente;
  • Deixe as políticas bem claras para evitar mal entendidos e reclamações;
  • Prepare o seu site para receber mais visitas;
  • Invista na experiência do usuário;
  • E claro, respeite os direitos dos consumidores.

Cupons, ofertas, promoções e condições especiais REAIS

O Dia Mundial do Consumidor é utilizado por empresas para atrair e fidelizar clientes, bem como aumentar o número de vendas.

Sendo assim, é de suma importância aproveitar esta data para oferecer cupons, ofertas, promoções e condições especiais em relação aos produtos e/ou serviços que você vende.

Além disso, de maneira bem pensada e planejada, distribua amostras grátis, envie brindes e ofereça frete grátis.

Sabe por quê? Porque todas essas ações atraem os consumidores e fazem com que eles comprem da sua marca – desde que sejam reais e, de fato, interessantes. 

Todos nós gostamos de ter esses benefícios e vantagens, não é mesmo?

Portanto, surpreenda os seus clientes, preocupe-se com a satisfação deles, trabalhe bem o relacionamento e invista em ações, campanhas e estratégias de marketing digital

Concorrência

Observe o que os seus concorrentes estão fazendo em relação ao Dia do Consumidor. Quais ações estão colocando em prática? Quais produtos ou serviços estão explorando mais?

Isso ajudará você a ter um norte e também contribuirá para entender como está o mercado e quais os desejos/necessidades dos clientes

Além disso, busque inspirações. Não só em concorrentes diretos, mas em grandes empresas como a Magazine Luiza, Amazon, Lojas Americanas, Submarino, etc. Veja o que essas gigantes estão fazendo.

E, caso os seus concorrentes não estejam tão ativos e engajados com a data, melhor para a sua empresa! Afinal de contas, seguindo as dicas deste artigo, você poderá aproveitá-la da melhor maneira, inclusive, atraindo novos clientes.

Agradecimento

O Dia Mundial do Consumidor com certeza é uma data que gera ótimos resultados para muitas empresas.

Porém, além de vender, é importante que a sua marca demonstre gratidão ao consumidor, ainda mais em períodos tão conturbados que estamos passando por conta da pandemia de Covid-19.

Sendo assim, crie formas e ações para agradecê-los e para mostrar que a sua empresa os valoriza!

Não trate o consumidor como um número, mas sim como humano, como uma pessoa que é fundamental para o seu negócio!

Mensuração

Por fim, depois que o Dia ou a Semana do Consumidor passar, mensure todos os resultados da sua empresa, veja quais ações, campanhas e estratégias performaram bem e quais não tiveram um bom desempenho.

Faça essa análise com cuidado e deixe tudo documentado. Dessa forma, quando chegar o Dia Mundial do Consumidor 2022, você já terá dados, insights e informações úteis e relevantes para planejar/criar suas ações e campanhas!

E caso precise de ajuda com o marketing digital, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar a sua empresa a crescer!