Dia do Consumidor: Como atrair clientes e vender mais nesta data

1 de março de 2019 Datas Sazonais Nenhum Comentário

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data bastante relevante para o varejo e considerada por muitos a Black Friday do primeiro semestre.

Além disso, nos últimos anos está crescendo cada vez mais. Portanto, é fundamental saber explorar esse dia e é nisso que vamos te ajudar hoje!

Ah, já fizemos um outro conteúdo sobre o Dia do Consumidor aqui no blog e se você ainda não leu, basta clicar aqui. Recomendamos a leitura deste conteúdo antes e após isso não esqueça de voltar aqui. Boa leitura!

O Dia do Consumidor

A data em questão já existe desde 1983, porém consolidou-se com o crescimento dos e-commerces. Dados do Google Survey mostram que 1/3 dos internautas já conhecem o Dia do Consumidor e no ano passado 65% encontrou as promoções que procuravam.

Logo, o Dia do Consumidor 2019 precisa ser aproveitado pela sua empresa e é claro que não é somente oferecer diversas promoções em produtos e serviços. É necessário um planejamento para definir estratégias certas.

Mas então, quais promoções oferecer?

Frete grátis

Você sabia que muitas pessoas desistem de uma compra na internet por causa do valor do frete? Pois é, esse pode ser um fator determinante para você vender mais e atrair clientes, ou apenas continuar estagnado.

Portanto, é interessante pensar em uma boa tática de frete grátis, por exemplo, colocando um valor mínimo na compra e/ou limitando-o para regiões próximas do local de origem do produto, pois colocar todo o site sem precisar pagar o frete pode causar um grande prejuízo financeiro no seu negócio.

Desconto progressivo

Essa segunda estratégia é bastante utilizada e gera um bom aumento nas vendas, pois a medida que o consumidor coloca mais produtos no carrinho de compra, ele vai ganhando mais desconto.

Por exemplo, você pode colocar um desconto de 20% caso ele coloque um segundo produto no carrinho, atraindo então o consumidor para que compre outro item.

Parcelamento sem juros

Inúmeros consumidores no Brasil parcelam suas compras, tanto em loja física quanto virtual. Logo, a disponibilidade de parcelamento já uma grande ideia, mas se você colocá-lo sem juros, as chances de vender mais e fidelizar clientes cresce exponencialmente.

Ações exclusivas para quem já é cliente

Outra abordagem que você pode adotar é a criação de ações para quem já é cliente da sua empresa, ou seja, você pode incentivá-lo a uma nova compra oferecendo brindes e condições especiais e mais, pode enviar um cupom de desconto para que ele utilize-o em uma determinada compra.

Boas práticas para conquistar o consumidor

Além dos pontos acima, é essencial ter boas práticas para conquistar o consumidor, sendo que as principais são:

  • Conheça o consumidor, suas preferências, hábitos de consumo e necessidades;
  • Proporcione sempre uma boa experiência ao cliente desde o primeiro contato até a compra e pós-venda;
  • Esteja sempre pronto para conversar com o consumidor nas redes sociais, por e-mail e onde mais ele estiver online. Esteja disponível;
  • Não demore para responder o cliente e resolver problemas;
  • Tenha um site responsivo, ou seja, adaptado para smartphones, tablets e outros dispositivos, pois os números de pessoas que compram pelo celular já é significativo;
  • Aposte em pesquisas de satisfação com frequência, pois assim você pode avaliar se está indo bem ou se precisa melhorar para o consumidor voltar a fazer negócio e recomendar o seu produto/serviço.

Aviso aos clientes

De nada adianta fazer o que foi dito até então se você não avisar seus clientes antecipadamente, pois assim todo o esforço será em vão.

Portanto, avise-os a partir de agora! Não deixe para uma semana antes da data, pois os consumidores brasileiros são exigentes e gostam de fazer pesquisas antes de comprar qualquer coisa.

Por exemplo, invista em campanhas de e-mail marketing e redes sociais, como Facebook Ads e Instagram, pois com certeza isso ajudará e muito no seu sucesso no Dia do Consumidor!