Dia Das Mães 2019: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Aproveitar a Data e Conquistar Mais Clientes!

O Dia das Mães 2019 está chegando e para te ajudar a conquistar novos clientes e vender mais neste 12 de maio, nossa equipe produziu este conteúdo especialmente para você. Veja!

Dia das Mães

O Dia das Mães no Brasil é uma importante data para as pessoas e também para o varejo, por isso deve ser aproveitado ao máximo para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.

Dados do Ebit mostram que, em 2018, o e-commerce faturou na data nada menos do que R$2,11 bilhões. E para esse ano a expectativa é que seja ainda maior.

Então, como aproveitar a data?

Para conquistar esse público e expandir o número de vendas, é fundamental criar campanhas personalizadas, ou seja, que utilizem uma comunicação contemporânea e que retratem bem o que as mães mais desejam no seu dia.

Por exemplo, uma pesquisa feita em fevereiro pelo Google Consumer Survey com 500 mães, trouxe os seguintes números sobre as características de mães em propagandas e que segundo as participantes não as representam:

  • Mãe perfeita (36%);
  • Mães são todas iguais (30%);
  • Mãe está sempre feliz (29%);
  • Mães são as únicas responsáveis pela criação dos filhos (29%);
  • Mãe dá conta de tudo com facilidade (26%).

Além disso, outros dados interessantes em relação as propagandas foram levantados de acordo com as mães entrevistadas:

  • 38% quer ver mães em um contexto mais real de maternidade;
  • 34% quer ver os desafios e medos da maternidades;
  • 25% quer ver família além do formato tradicional;
  • 22% quer ver mães com outras qualidades e interesses.

Sendo assim, ao criar suas campanhas é importante levar em consideração esses e outros aspectos da mãe e mulher contemporânea, pois a verdade é que a maioria delas não se sente representada pelas marcas.

Ações de Marketing para o Dia das Mães 2019

Após entender o contexto que foi apresentado acima, é hora de criar e desenvolver suas ações de Marketing! E para que elas sejam efetivas é fundamental:

Planejar-se com antecedência

Ainda faltam algumas semanas para o Dia das Mães, então depois que terminar de ler este conteúdo comece já a organizar e planejar suas ações, pois com o mercado cada vez mais competitivo, quem não se preparar antecipadamente ficará para trás.

E como fazer isso?

Lembre o consumidor da data

Muitos consumidores brasileiros deixam a compra de presentes para a última hora. Dessa forma, cabe a sua empresa lembrá-lo com antecedência que o Dia das Mães está próximo.

Assim, você pode ajudar e aproximar o consumidor da data para que ele compre a tempo (sem deixar para última hora), garantindo ótimos preços e benefícios. E para isso, invista em banners e pop-ups no site, mande e-mails marketing e também crie posts para as redes sociais.

Faça promoções e oferece cupons

Outra ação bastante relevante e que atrai clientes é fazer promoções. Claro, não é necessário colocar todos os produtos com algum desconto, por exemplo, você pode selecionar aqueles que considera mais importantes para a sua estratégia.

Além disso, você pode dar um desconto progressivo, por exemplo, na compra de dois produtos, o segundo tem 20% de desconto e também oferecer cupons de desconto para uma próxima compra, isso ajuda a fidelizar clientes.

Envie e-mails marketing

Como foi dito mais acima, o uso de e-mail marketing para lembrar o consumidor é essencial. Porém, não é só isso.

Você pode incluir na sua estratégia de e-mail marketing, por exemplo, promoções que estarão acontecendo durante o período, sugestões de produtos e também mensagens reflexivas e que tenha um tom mais sentimental sobre a data. Assim, você também foge um pouco da abordagem comercial.

Invista em anúncios de remarketing

Se algum consumidor desistir de uma compra no meio do caminho, invista em anúncios de remarketing para que ele volte a ver o que deixou de comprar e assim seja recuperado.

Faça campanhas nas redes sociais

As redes sociais são excelentes meios para trazer visibilidade a sua marca e engajar consumidores. Por isso, crie campanhas, por exemplo, no Facebook e Instagram, coloque hashtags exclusivas, peça para clientes mandarem fotos com as mães e poste-as na página… Enfim, use a criatividade para interagir e conquistar clientes e fuja de estereótipos.

Ofereça uma experiência de compra agradável

Por fim, como já falamos diversas vezes aqui no blog, ter um site que ofereça uma experiência incrível ao usuário é fundamental para atrair novos clientes e assim fidelizá-los. Um design limpo, carregamento rápido, informações completas, segurança e transparência são pontos que os consumidores avaliam consideravelmente quando compram algo na internet. Portanto, fique atento a eles!