Por: Bruno Guerra

12 de janeiro de 2021 Datas Sazonais, Marketing Digital Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 5 minutos

O calendário sazonal é um importante elemento para que empresas consigam mais vendas e clientes todos os anos. Porém, muitas organizações não sabem como aproveitá-lo da maneira correta!

Por isso, se você quer saber como o calendário sazonal pode potencializar os resultados da sua empresa e assim gerar mais lucros para ela, continue acompanhando a leitura com atenção.

O calendário sazonal

O calendário sazonal, basicamente, é um calendário que empresas utilizam ao longo do ano para aproveitar datas comemorativas e épocas específicas, de modo a atrair mais clientes, girar o estoque e faturar muito mais.

E isso vale tanto para organizações que vendem produtos quanto serviços!

Agora, como aproveitar este calendário? Tendo um ótimo planejamento, criatividade e investindo em estratégias certas de marketing. Veja!

O marketing baseado no calendário sazonal

Todos os anos, nós temos datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, etc.

E todas essas datas acima já estão consolidadas há muito tempo. Isto é, são datas que grande parte das empresas já investe de alguma forma.

No entanto, não existem apenas essas datas. Há muitas outras que podem e devem ser exploradas pela sua empresa, principalmente no que se refere às datas de nicho.

Por exemplo, você sabia que no dia 27 de setembro é comemorado o Dia do Turismo? Pois então, agora imagine quantas empresas ligadas a esse setor podem aproveitar a data. Muitas, não é verdade?

Por isso o marketing sazonal é tão importante!

Principais vantagens do marketing sazonal

  • Melhora a interação e o engajamento com os consumidores;
  • Fortalece o branding;
  • Aproxima a marca do público;
  • Ajuda a entender os consumidores;
  • Proporciona mais visibilidade à marca;
  • E gera um aumento nas vendas, afinal, as pessoas ficam mais receptivas e dispostas a presentear a outros e a si mesmas.

Como aproveitar o marketing sazonal: 3 pontos essenciais

1. Planejamento

Para que suas campanhas tragam o resultado esperado, é essencial que haja um ótimo planejamento (e com antecedência) em relação ao calendário sazonal da sua empresa. 

Dessa forma, será possível se organizar, pensar e criar ações relevantes, de qualidade e que atraiam e engajem o público-alvo.

Inclusive, agora que estamos em janeiro é o momento certo para você fazer isso! Não deixe de vender em alguma data importante por falta de planejamento.

2. Conheça seu público e não invista em todas as datas

Apesar de haver diversas datas comemorativas ao longo do ano, isso não significa que a sua empresa precisa investir em todas elas.

O que ela deve avaliar é quais fazem mais sentido e merecem mais esforço. Caso contrário, você poderá perder tempo e dinheiro, coisa que ninguém quer, não é mesmo?

Portanto, entenda como seu público funciona e faça escolhas estratégicas!

Quanto mais você conhecer o seu consumidor, mais oportunidades você vai encontrar para aproveitar o calendário sazonal.

Por exemplo, se o seu público-alvo é de homens entre 30 e 45 anos, fazer uma campanha pensando no Dia dos Pais pode ser algo que traga ótimos resultados!

3. Pense nas ações de marketing

O que a sua empresa vai fazer para aproveitar essas datas sazonais? Postagens em redes sociais? Conteúdos personalizados? Envio de e-mails marketing? Disponibilização de cupons de desconto? Sorteios?

Além disso, qual linguagem e quais formatos serão utilizados? Qual identidade visual será adotada e qual será a frequência dessas ações? 

Tudo isso precisa ser bem pensado e alinhado!

Agora que você já sabe a importância do calendário sazonal para estratégias de marketing e como aproveitá-lo da melhor maneira, confira a seguir as principais datas do e-commerce para sua empresa investir e também diversas datas secundárias, de nicho, que podem fazer sentido para o seu negócio.

Principais datas do e-commerce

  • Dia Mundial do Consumidor (15 de março);
  • Dia das Mães (09 de maio);
  • Dia dos Pais (08 de agosto);
  • Dia do Cliente (15 de setembro);
  • Black Friday (26 de novembro);
  • Cyber Monday (29 de novembro);
  • Natal (25 de dezembro).

Oportunidades de nicho

Janeiro

  • Janeiro Branco – Saúde Mental e Bem-estar;
  • Dia do Esteticista (18 de janeiro);
  • Dia do Cabeleireiro (19 de janeiro);
  • Dia Mundial da Religião (21 de janeiro);
  • Dia Nacional do Aposentado (24 de janeiro);
  • Dia da Saudade (30 de janeiro).

Fevereiro

  • Fevereiro Laranja – Combate a Leucemia;
  • Dia do Publicitário (01 de fevereiro);
  • Valentine’s Day (14 de fevereiro);
  • Carnaval (16 de fevereiro);
  • Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro);
  • Dia do Esportista (19 de fevereiro);
  • Dia da Ressaca (29 de fevereiro).

Março

  • Março Lilás – Combate ao Câncer de Colo de Útero;
  • Dia da Mulher (08 de março);
  • Dia Mundial da Água (22 de março);
  • Dia Nacional do Orgulho Gay (25 de março).

Abril

  • Abril Azul – Conscientização Sobre o Autismo;
  • Dia da Mentira (01 de abril);
  • Páscoa (04 de abril);
  • Dia do Jornalista (07 de abril);
  • Dia do Office-Boy (13 de abril);
  • Dia Mundial do Café (14 de abril);
  • Dia Mundial da Arte (15 de abril);
  • Dia Mundial do Livro (23 de abril);
  • Dia do Profissional da Contabilidade (25 de abril);
  • Dia da Educação (28 de abril).

Maio

  • Maio Roxo – Conscientização de Doenças Inflamatórias Intestinais;
  • Dia do Trabalhador (01 de maio);
  • Dia do Oftalmologista (07 de maio);
  • Dia Internacional do Combate à Homofobia (17 de maio);
  • Dia do Profissional de Marketing (08 de maio);
  • Dia do Abraço (22 de maio);
  • Dia do Orgulho Nerd (25 de maio);
  • Dia Mundial do Hambúrguer (28 de maio);
  • Dia do Decorador (30 de maio).

Junho

  • Junho Vermelho – Conscientização para a Doação de Sangue;
  • Dia da Imprensa (01 de junho);
  • Dia do Profissional de RH (03 de junho);
  • Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho);
  • Dia dos Namorados (12 de junho);
  • Dia do Turista (13 de junho);
  • Dia Mundial do Skate (21 de junho).

Julho

  • Julho Amarelo – Luta Contra as Hepatites Virais;
  • Dia Mundial do Chocolate (07 de julho);
  • Dia da Pizza (10 de julho);
  • Dia Mundial do Rock (13 de julho);
  • Dia do Homem (15 de julho);
  • Dia Nacional do Futebol (19 de julho);
  • Dia do Motorista (25 de julho);
  • Dia dos Avós (26 de julho);
  • Dia do Motociclista (27 de julho);
  • Dia do Amigo (30 de julho).

Agosto

  • Agosto Laranja – Conscientização sobre a Esclerose Múltipla;
  • Dia Nacional da Saúde (05 de agosto);
  • Dia do Advogado (11 de agosto);
  • Dia do Canhoto (13 de agosto);
  • Dia do Economista (13 de agosto);
  • Dia da Informática (15 de agosto);
  • Dia do Estagiário (18 de agosto);
  • Dia do Psicólogo (27 de agosto);
  • Dia do Nutricionista (31 de agosto).

Setembro

  • Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio;
  • Dia dos Irmãos (05 de setembro);
  • Dia do Sexo (06 de setembro);
  • Dia da Independência do Brasil (07 de setembro);
  • Dia do Administrador (09 de setembro);
  • Dia Nacional da Cachaça (13 de setembro);
  • Dia Nacional do Teatro (19 de setembro);
  • Dia do Trânsito (25 de setembro);
  • Dia Mundial do Turismo (27 de setembro);
  • Dia da Secretária (30 de setembro).

Outubro

  • Outubro Rosa – Conscientização Sobre o Câncer de Mama;
  • Dia do Vendedor (01 de outubro);
  • Dia dos Animais (04 de outubro);
  • Dia do Atletismo (09 de outubro);
  • Dia das Crianças (12 de outubro);
  • Dia dos Professores (15 de outubro);
  • Dia do Médico (18 de outubro);
  • Dia Nacional do Livro (29 de outubro);
  • Halloween (31 de outubro).

Novembro

  • Novembro Azul – Conscientização Sobre o Câncer de Próstata;
  • Dia Mundial do Veganismo (01 de novembro);
  • Dia de Finados (02 de novembro);
  • Dia do Designer Gráfico (05 de novembro);
  • Dia do Radialista (07 de novembro);
  • Dia dos Solteiros (11 de novembro);
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro);
  • Dia do Músico (22 de novembro).

Dezembro

  • Dezembro Vermelho – Conscientização e Combate à Aids;
  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de dezembro);
  • Dia Mundial da Propaganda (04 de dezembro);
  • Dia do Engenheiro (11 de dezembro);
  • Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro);
  • Dia do Mecânico (20 de dezembro);
  • Dia do Atleta (21 de dezembro).

E então, pronto (a) para aproveitar o calendário sazonal em sua empresa?