Por: Bruno Guerra

2 de setembro de 2021 Datas Sazonais Nenhum Comentário

Se você possui um negócio, saiba que já está na hora de pensar em ações e estratégias para aproveitar a Black Friday 2021, afinal, esta é a principal data para o comércio mundial.

E sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje algumas considerações sobre o que esperar da Black Friday 2021, além de dicas para você preparar o seu negócio para o evento! Vamos lá?

Black Friday 2021: o que esperar

A Black Friday 2021 ocorrerá no dia 26 de novembro, sexta-feira, e a expectativa é que ela seja ainda maior do que a edição de 2020.

Isso porque, devido ao grande aumento da digitalização, impulsionado pela pandemia de Covid-19, as empresas, assim como os consumidores, estão cada vez mais conectados.

E isso, claro, tem gerado um aumento exponencial nos negócios feitos pela internet!

Só para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Neotrust/Compre&Confie e ClearSale, as vendas da Black Friday 2020 passaram de R$5 bilhões.

Então, você não vai querer que a sua empresa fique de fora da edição deste ano, não é verdade? 

Há muitas oportunidades! E se você souber como aproveitá-las, a sua empresa poderá dar um up no número de clientes e de vendas realizadas!

Agora, é claro que para isso é preciso muito planejamento, estudo, análises e investimentos em ações e estratégias certas.

E sendo assim, para te ajudar, nós separamos abaixo algumas dicas importantes que você deve considerar.

Dicas para preparar o seu negócio para a Black Friday 2021

Planejamento

Primeiro de tudo: planeje-se para que a sua empresa possa aproveitar a Black Friday 2021.

Então, avalie quais produtos/serviços podem entrar no evento, quais serão os descontos, quais serão as condições e regras, e quais os canais que serão utilizados.

Avalie cada aspecto com muito atenção e com base em números, em métricas, para que você possa tomar decisões assertivas e estratégicas.

Logística

Normalmente, o número de vendas na Black Friday é muito maior que em outros períodos do ano.

Por isso, é de suma importância que, nos próximos dias, você entre em contato com seus parceiros, seus fornecedores e a empresa responsável pelo transporte para deixar tudo bem alinhado para esta data tão importante.

Se houver problemas nas entregas, nos prazos estabelecidos, no frete, no estoque, ou ainda, se houver atrasos, a Black Friday 2021 pode virar uma grande dor de cabeça para a sua empresa.

Portanto, esteja, de fato, preparado para a data. A sua empresa precisa dar conta do que foi estabelecido.

Estratégias de marketing digital

Para ter resultados satisfatórios na Black Friday (e também em outros períodos do ano), você precisa investir em estratégias de marketing digital.

Não basta ter somente um site ou uma página no Instagram, por exemplo.

A sua empresa precisa estar nesses e em outros canais de forma profissional e com estratégias bem definidas.

Então, prepare o seu site e as suas redes sociais para a Black Friday, faça ações para gerar engajamento e interação, e invista em anúncios específicos para a data.

Comportamento do consumidor e tendências do mercado

Se você vende diferentes produtos ou serviços em sua empresa, você precisa entender o comportamento do consumidor e as tendências de mercado.

Afinal, no que será que as pessoas mais estarão interessadas? O que elas estarão buscando? Muitas vezes, não faz sentido colocar tudo na Black Friday. 

Por isso, você precisa ter esse entendimento do seu público-alvo e do mercado, para ser assertivo na hora de definir o que estará em promoção e quais ações/estratégias irá adotar.

Esquenta Black Friday

A Black Friday 2021 é no dia 26 de novembro, porém, nas últimas edições, inúmeras marcas adotaram a estratégia do “Esquenta Black Friday”. 

Ou seja, elas não fazem promoções, oferecem cupons, etc. apenas na data, mas sim na semana da Black Friday, ou, até mesmo, no mês da Black Friday (novembro).

E isso tem se tornado cada vez mais comum, pois assim as vendas não aumentam somente na data, mas durante todo o período estabelecido.

Essas ações antecipadas tem gerado bons resultados.

Portanto, nos próximos dias e semanas, avalie essa possibilidade de realizar um “Esquenta Black Friday” em sua empresa.

Atendimento

Outro aspecto importante que você e sua equipe precisam se atentar para a Black Friday deste ano, é o atendimento, afinal de contas, é bem provável que haja um número maior de pessoas que precisem dele – principalmente para tirar alguma dúvida.

Então, você e seus colaboradores precisam estar prontos para isso.

E quando forem conversar, se comunicar com alguém, utilizem uma linguagem adequada, sejam sempre claros, objetivos, transparentes, educados e ágeis. Além disso, façam algo personalizado.

Se um cliente em potencial não for bem atendido, ele simplesmente irá buscar uma outra empresa.

Portanto, caprichem no atendimento. E isso vale não só para a Black Friday, mas para o dia a dia do negócio. 

Descontos e promoções reais

Para muitas pessoas isso pode parecer óbvio, mas é sempre bom ressaltar: se a sua empresa for investir na Black Friday 2021, ofereça descontos e promoções reais.

Hoje, com a grande quantidade de ferramentas e informações disponíveis, fica muito fácil descobrir se um desconto ou uma determinada promoção é realmente verdadeira, ou não.

Portanto, não tente enganar os consumidores. Não faça “Black Fraude”.

Concorrência

Para finalizar as dicas, é importante que você, durante este mês e os próximos, observe o movimento dos seus concorrentes em relação à Black Friday.

Isso porque, assim você poderá verificar quais estratégias estão adotando, quais tipos de descontos estão dando e assim por diante. 

Use a concorrência como um “termômetro” para o seu planejamento e para as suas ações.

Agora, caso os seus concorrentes não estejam lá muito engajados com a Black Friday, melhor para a sua empresa, pois ela pode se destacar e ter vantagem frente a eles!