Por: Bruno Guerra

11 de novembro de 2020 Datas Sazonais, Marketing Digital, Negócios, Vendas Nenhum Comentário

A Black Friday 2020 está chegando e se você quer conseguir mais vendas e clientes para o seu negócio, não deixe de conferir este artigo!

Quando é a Black Friday 2020

A Black Friday 2020 será no dia 27 de novembro, sexta-feira. No entanto, como de costume, muitas empresas no Brasil já começaram a oferecer descontos, cupons, ofertas e promoções.

E por que esta data é tão importante?

Porque a Black Friday é sinônimo de oportunidades, tanto para as empresas (que podem vender mais e atrair novos clientes) quanto para os consumidores (que podem aproveitar ofertas e comprar produtos com ótimos preços).

E só para você ter uma ideia, no ano passado mais de R$ 3 bilhões foram movimentados só na internet durante o evento. Um número expressivo e que pode crescer ainda mais esse ano, mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus.

Inclusive, por conta da pandemia, novos comportamentos estão sendo observados em relação aos consumidores para a Black Friday deste ano, como mostra os dados abaixo:

Black Friday 2020 dados

Fonte: SimilarWeb, jun/2019-jun/2020

Portanto, é essencial que a sua empresa esteja preparada para aproveitar a edição deste ano!

Dicas e insights para vender mais na Black Friday 2020

Vendas online

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde a maioria das vendas é feita em lojas físicas durante a Black Friday, aqui no Brasil as maiores oportunidades estão na internet, isto é, nas vendas online – ainda mais agora depois de toda a expansão digital que a quarentena e a pandemia trouxeram.

Portanto, este é o primeiro aspecto que você deve se atentar. E para aproveitar ao máximo o potencial da internet, é de suma importância que as suas estratégias de marketing digital estejam em dia, alinhadas e preparadas para a Black Friday 2020!

Mobile

O número de usuários que acessa a internet por meio de dispositivos móveis, isto é, tablets e smartphones, cresce todos os anos, inclusive, muitas vezes superando o uso do desktop (computadores e notebooks).

Sendo assim, é essencial que o site da sua empresa esteja preparado para funcionar em todos estes dispositivos. Ou seja, ele precisa ser responsivo!

Além disso, o seu site precisa ser rápido, funcional, com um belo design e layout, e com informações claras, que sejam fáceis de ser encontradas e entendidas pelos usuários.

Caso contrário, você poderá perder vendas e clientes. E isso você não quer, certo?

E-mail marketing

Muitas pessoas falam que o e-mail marketing morreu, que não vale mais a pena e que não gera resultados. No entanto, quem diz isso está muito enganado!

Isso porque, o e-mail marketing continua sendo uma boa estratégia para conseguir mais vendas e gerar engajamento com o seu público-alvo.

Portanto, invista nele para gerar conteúdos relevantes, comunicar clientes de que a Black Friday está chegando e de que a sua empresa terá ótimas ofertas e promoções para eles!

Anúncios

Na internet, você tem diversos jeitos de anunciar seus produtos e serviços de uma maneira bastante segmentada, sendo os principais: os anúncios do Google Ads e os anúncios em redes sociais (Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo).

E na Black Friday investir nesses canais é fundamental para atrair novos clientes e conseguir mais vendas!

Provavelmente a disputa no leilão do Google Ads estará mais alta, mas se a criatividade e as palavras-chave forem bem trabalhadas em suas campanhas, pode ter certeza que a sua empresa terá um ótimo ROI – Retorno sobre o Investimento.

Antecedência

Se a sua empresa já começou com as ações relacionadas à Black Friday deste ano, ótimo! Agora, se não, você precisa mudar isso já.

Isso porque, é fundamental que as empresas comecem a preparar e a informar os clientes com uma certa antecedência.

Deixar tudo para a última hora com certeza não é a melhor escolha.

Imagine, por exemplo, quantos e-mails uma pessoa receberá no dia 27 com ofertas, descontos e promoções. Muitos, não é verdade?

Por isso, para a sua empresa não ficar “perdida” ou até mesmo ser ignorada nesse grande volume de e-mails, é importante que ela já passe a comunicar os consumidores algumas semanas antes.

Gatilho de escassez

Quando nós temos pouco tempo para tomar uma decisão, a nossa tendência é agir de maneira mais rápida, não é mesmo?

Portanto, explore esse gatilho na Black Friday quando for fazer determinadas promoções e ofertas.

Por exemplo, você pode colocar um contador de tempo em seu site e indicar que “esta oferta termina em 2 horas” ou também “aproveite, últimas unidades”.

Assim, os consumidores tendem a não pensar muito e compram de maneira mais rápida, afinal, se não fizerem isso, perderão uma grande oportunidade.

Preparação para as redes sociais

redes sociais black friday 2020

Você ou sua equipe de Social Media está preparada para a Black Friday? Isso é essencial! Principalmente para tirar proveito de situações em tempo real que ocorrem nas redes sociais como o Twitter e o Instagram, por exemplo.

Um dia de compras e consumos exaltados provavelmente produzirá alguns tweets irritados, indisponibilidade de produtos ou falta de estoque de você ou de seus concorrentes. 

Por isso, você e/ou sua equipe podem se preparar com antecedência fazendo um brainstorming de possíveis situações e preparando respostas, discutindo quais tipos de oportunidades procurar e como lidar com interações negativas. 

Assim, essa preparação torna uma resposta “no momento” muito mais fácil de ser dada. Inclusive, isso nos leva ao próximo tópico!

Atendimento

Ninguém gosta de ser mal atendido. E como sabemos, durante a Black Friday o volume de pessoas com dúvidas e que querem saber mais informações sobre um determinado produto ou serviço é alto.

Portanto, atente-se ao atendimento que a sua empresa oferece, seja de maneira presencial ou online. Invista em treinamentos e tenha colaboradores capacitados para oferecer o melhor atendimento.

E isso vale não só para Black Friday, mas para qualquer época do ano! Os clientes precisam ser atendidos da melhor maneira possível.

Ofertas honestas e que realmente valem a pena

Um aspecto que ficou bastante marcado (de maneira negativa) nas primeiras edições da Black Friday aqui no Brasil foram os golpes e as falsas ofertas e promoções – o que, inclusive, geraram os termos “Black Fraude” e “tudo pela metade do dobro”.

Por isso, se você tem uma empresa e quer participar desta data tão relevante, faça, de fato, ofertas que realmente valham a pena e que sejam atraentes para os consumidores.

Hoje, principalmente por conta das redes sociais, qualquer erro, golpe ou tentativa de ludibriar o consumidor pode ter um alcance enorme. Portanto, não suje a sua imagem e da sua empresa.

Exemplos de campanhas nacionais para a Black Friday

Para finalizar e também te inspirar, confira abaixo alguns exemplos de ótimas campanhas para a Black Friday feitas por grandes empresas do mercado!

Veja também: o que esperar da Black Friday 2020? e o que precisa estar no planejamento para a Black Friday.