Black Friday 2019: O Que Sua Empresa Deve Fazer Antes, Durante e Depois da Data

Por: Bruno Guerra

14 de novembro de 2019 Datas Sazonais, Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

A Black Friday 2019 está chegando e se você tem uma empresa, é essencial que você leia este artigo até o final para descobrir o que fazer antes, durante e depois desta data tão importante para vendas. Veja!

Antes da Black Friday

Antes da Black Friday chegar (dia 29 de novembro – sexta-feira), é primordial que a sua empresa avalie estrategicamente e coloque em prática dois itens:

1) Pré-campanha para a base de clientes

A principal ação que a sua empresa deve fazer em relação a este item é: antes da data, informar, com a utilização de e-mails marketing, promoções, ofertas e descontos de determinados produtos ou serviços para pessoas que já se interessaram por eles em algum momento.

E por que isso? Muitos clientes sabem de ofertas e promoções por meio desses e-mails. Sendo assim, se você possui uma boa base ou lista de e-mails, aproveite-os, pois geram grandes chances de leads e potenciais clientes retornarem para comprar da sua empresa.

Invista em uma comunicação planejada!

2) Comunicação visual no site

Além da comunicação ser planejada, ela precisa ser visual! Portanto, algumas semanas antes da Black Friday 2019, utiliza em seu site banners e peças promocionais, pois assim, quem acessá-lo já ficará sabendo que você terá ofertas e promoções em breve.

Durante a Black Friday 2019

Durante a Black Friday deste ano, a sua empresa deve focar nos seguintes tópicos:

1) Comunicação e atendimento ao cliente

Como a Black Friday é uma data bastante movimentada, é importante que os clientes tenham suas dúvidas respondidas rapidamente, assim como sejam atendidos o quanto antes e de maneira adequada, pois caso contrário eles simplesmente podem ir para os concorrentes.

Por isso, planeje e monte uma verdadeira “força-tarefa” para atender clientes e potenciais clientes durante a data.

2) Taxa de visitas

Outro tópico relevante para você avaliar é a taxa de visitas. E o que queremos dizer com isso? Monitore com atenção o volume de usuários em seu site, bem como a velocidade dele durantes os chamados “picos de acesso”.

Isso porque, se houver algum problema, você precisará entrar em contato com seu time de suporte para resolvê-lo o quanto antes. Assim você não perderá dinheiro e evitará prejuízos. 

Depois da Black Friday

Depois que o dia 29 passar, não ache que o seu planejamento para Black Friday acabou! Você ainda precisa pensar em duas coisas:

1) Relacionamento e fidelização de clientes (novos e antigos)

A pós-venda é uma etapa de extrema importância para qualquer empresa, pois ainda faz parte da chamada “experiência do usuário”.

Por exemplo, mensagens de agradecimento demonstram que você valoriza o cliente e também o estimula a comprar outras vezes de seu negócio.

Além disso, não deixe de programar e-mails que informem os códigos de rastreamento para que os clientes possam acompanhar o do pedido. 

Não esqueça também de incluir todos os novos clientes em sua base/lista de e-mails. Dessa forma, você pode continuar interagindo e informando-os com newsletters que podem conter novidades, outras ofertas, dicas, vantagens….

2) Análise dos resultados

Por último, mas não menos importante: analise todos os resultados obtidos pela sua empresa durante a Black Friday 2019.

Afinal, como saber se neste ano a sua empresa teve um desempenho melhor ou pior que em outras edições da Black Friday? Analisando dados e métricas!

Por isso, trate essas informações com carinho, avalie bem e tenha insights para os próximos anos.

Veja, por exemplo, quais foram os canais que geram mais conversões, quais os produtos/serviços que tiveram mais vendas, qual foi o faturamento e o lucro bruto…

Isso porque, essas e outras informações são de grande valor para você e a sua empresa, pois ajudam a conhecer cada vez mais o seu público-alvo, bem como o seu negócio!

Agora responda: você está preparado para a Black Friday deste ano? Se sim, deixe um curtir neste post e divulgue-o para ajudar mais pessoas!