Plan: O início do Plano!

31 de Março de 2016 Adwords, Ciclo PDCA 1 Comentário

A etapa do Plan (Plano) é importante para alinhar a comunicação junto ao cliente através de um briefing, documento no qual o cliente irá enviar, sobre as necessidades de campanha, metas e perfil do público-alvo. Com o briefing em mãos e devidamente preenchido é hora de começar a traçar um plano para buscar as melhores palavras-chave para a campanha.

Para ajudar nesta busca, pode-se utilizar a ferramenta (Planejador de palavras-chave) do Google Adwords, só é necessário inserir as palavras que o cliente sugeriu junto com as que você imagina ser importante, definir a região de atuação da empresa e encontrar sugestões.

Depois que aparecer a lista, separe as palavras importantes das que não são importantes, pois iremos criar uma lista de palavras negativas, que são palavras que iremos orientar ao Google Adwords que não devem acionar os nossos anúncios e, assim, não seja desperdiçado a verba com buscas irrelevantes. Também, é importante criar variações da mesma palavra com termos de correspondências diferentes, tais como frase, exata e amplamente modificada.

Para a correspondência ampla, orientamos utilizá-la em último caso, pois pode atrair uma quantidade muito diversificada da palavra-chave cadastrada, sendo mais difícil o seu controle.

Entenda que no site deve ter um conteúdo com foco nas principais palavras-chave da campanha pois isso afeta o índice de qualidade e assim conseguiremos um CPC (custo por clique), mais barato, além de trazer mais relevância para o público-alvo. Avalie bem se o site tem uma boa navegação e fácil acesso a contatos da empresa.

Importante a definição de objetivos e metas, sendo assim configure o acompanhamento de conversões no site, pois com ele devidamente instalado iremos monitorar os contatos originados da campanha e entender quais palavras-chave são mais importantes para o negócio.

Continue aplicando o ciclo de PDCA, conferindo nosso post sobre o Do (Fazer).