Reuniões produtivas de Google Adwords, como fazer com a sua agência?

4 de maio de 2016 Adwords, Google Nenhum Comentário

Esse quadro está bem visível na sala de reuniões da Mazag, acreditamos que é uma das maiores verdades quando o assunto é: REUNIÕES PRODUTIVAS. Elas são fundamentais para o desenvolvimento de projetos, porém podem se tornar cansativas e pior ainda, não trazer soluções para os problemas encontrados, acabando por ser improdutiva.

“Any simple problem can be worse if enough meetings are held to discuss it”, significa que qualquer problema, por mais simples que seja, pode tornar-se complicado se não resolvermos rapidamente.

Claro que não há um guia de como fazer as coisas perfeitas, da mesma forma como as reuniões, elas não são mais ou menos produtivas por causa do tempo que duram, mas entendemos que podemos usar um guia de perguntas que ajudará a nortear uma reunião ideal que precisamos fazer com clientes sobre campanhas de Google Adwords:

 

  1. Quais são os principais KPIs? Como podemos compará-las?
Kpis importantes para discutir com o cliente

KPIs Importantes de campanhas no Google Adwords para reuniões produtivas

A primeira etapa para começar uma reunião produtiva sobre Google Adwords é fazer uma boa análise do relatório, que é entregue mensalmente para os clientes, e verificar se as metas colocadas na reunião anterior foram alcançadas. Dessa forma, conseguimos mostrar a importância de se atentar para números que podem passar despercebidos, na imagem acima estão alguns KPIs que são muito importantes para ocupar o papel principal da reunião. Após entender todos esses números, conseguimos comparar com os números do mês anterior e definir o que foi melhor e pior, para seguir com as próximas etapas.

 

  1. O que aconteceu de diferente que pode ter trazido aumento ou diminuição nos números?

Comparando os resultados do mês anterior, encontramos algumas variações. O objetivo é que os resultados sejam sempre melhores, mas vale a pena pensar em porque há algumas variações que fogem da curva, ou seja, números muito altos ou muito baixos. Diversos problemas podem ser apontados, como a falta de créditos no Google, problemas no site, produtos sazonais, crises etc. Essa análise ajudará em novas estratégias.

 

  1. Quais foram os resultados a partir das campanhas?

A métrica mais importante de todas é o número de conversões. Afinal, é o maior interesse de nossos clientes. O número de conversões é o número de pessoas que entraram em contato a partir dos anúncios, essas pessoas podem não ter comprado seu produto ou contratado seu serviço, mas se interessaram. Obs.: As métricas que irão nortear as otimizações são muitas, porém em uma reunião com o cliente, a prioridade é ver os resultados, por isso destacamos a conversão, pois as outras servem para ajudar os analistas e orientar para novas estratégias além de entender o comportamento do usuários nas campanhas e no site.

 

  1. Como tem sido o público que vem das campanhas? Como é o atendimento?

Após ver o número de contatos, deve-se entender qual o perfil desses contatos. Dessa forma, você conseguirá analisar qual tem sido o perfil que os anúncios têm atraído e conseguir enviar informações para o analista que ajudarão na otimização da conta. Contudo, discutir como esses clientes tem sido atendido é muito importante. Todos nós sabemos que o Google Adwords é a principal ferramenta para vender rapidamente o que a sua empresa oferece, pois o cliente normalmente está na etapa de intenção no funil de vendas (Reconhecimento, Consideração, Intenção, Decisão) e quando ele tem o primeiro contato com a empresa através do Google Adwords é o momento de maior atenção, pois ele já está intencionando comprar ou adquirir um serviço, por isso aconselhamos ter um telefone que esteja disponível e pessoas preparadas para fazer o atendimento e oferecer algo que vá além do que ele procura. Essa discussão irá ajudar a refletir como anda o atendimento comercial da empresa.

 

  1. Quais foram os resultados com as vendas? Qual o seu ROI?

Como foi dito anteriormente o número de conversões irá mostrar quais foram os contatos que entraram em contato, mas e os que realmente compraram? Esse número junto com o valor das vendas irá ajudar a calcular o ROI (Retorno Obtido sobre o Investimento), que é o valor que você investiu por uma nova venda. Esse número é muito importante, pois ele irá te mostrar quais as mídias que trazem maior retorno e como utilizá-las de forma inteligente. Esse é o momento de fazer contas, olhar para os números, para a calculadora e verificar se há um bom retorno.

 

  1. Quais serão nossos próximos passos? O que será mantido, pausado e criado?

Após todas as análises feitas acima, chegou o momento de definir novas estratégias conforme os resultados que foram obtidos e os resultados que devem ser alcançados. A definição de estratégias e metas ao fim de uma reunião, já deixa uma expectativa para iniciar a próxima reunião e as otimizações que o analista deve fazer.