O que é ROI e como aplicar na sua campanha de Google Adwords

27 de outubro de 2016 Adwords, Google 2 Comentários

O que é o ROI?

ROI vem da sigla em inglês, Return on investment, que é traduzido no Brasil como retorno obtido sobre investimento. Muitas empresas estão falando sobre o ROI, mas são poucas que realmente entendem o que ele é. De forma simplificada o ROI é um valor em porcentagem que diz o lucro que foi obtido pelas suas campanhas em relação ao seu custo. Ou seja, é a melhor forma de saber se seu investimento tem trazido retorno ou prejuízo para sua empresa com as campanhas no Google Adwords.

Como calcular o ROI?

É um cálculo simples e que pode trazer informações preciosas, veja um exemplo:

Imagine que você vende um produto por R$100,00, para fabricá-lo você gasta R$50,00 (incluindo todos os custos fixos e variáveis, que é o custo total – CT). Você fez campanhas de Google Adwords e gastou R$500,00 com tudo, como resultado das campanhas conseguiu vender 20 produtos. Obs.: você só deve colocar no cálculo os produtos que foram vendidos através da campanha de marketing que quer mensurar, neste caso, campanhas de Google Adwords.

ROI = [receita – (custo total+investimentoadwords)/custo total +investimentoadwords

ROI= [R-(CT+IA)]/CT+IA

ROI= [20×100- (20×50+500)]/ 20×50+500

ROI=0,33×100= 33,3%

Esse número mostra o valor total que você ganhou em relação ao que você gastou, se é positivo, você está tendo lucro! Se negativo há prejuízos e o sinal de alerta já é acionado.

Então como mensurar o ROI e entender se o número que obtive é bom?

Definindo uma meta!

Para que toda empresa possa se manter de pé, ela precisa ter lucro, ou seja, mesmo que no começo isso não aconteça, toda empresa nasce com esse objetivo. Para que você não tenha prejuízo, o ideal é ter uma meta, ou seja, para vender um produto novo, para um cliente que nunca comprou, talvez você possa gastar até R$10,00 por venda, ou seja, você estará colocando um teto para seu gasto e auxiliando os analistas de marketing digital que farão o possível para atingir essa meta e até deixar o ROI abaixo disso.

Entendeu como utilizar o ROI a seu favor e ajudar que suas campanhas de marketing aumentem seu lucro? Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos perguntar! Até mais e boa sorte!