O Que é e Para Que Serve a CTR?

31 de janeiro de 2015 Adwords Nenhum Comentário

Uma campanha de sucesso no Google Adwords está intimamente ligada à esta métrica, leia.

Entenda o que é e para que serve a CTR, expressão que vem do inglês Click-Through Rate, nome dado a taxa de impressões x cliques obtidos na campanha. Ou seja, o número de vezes que o anúncio foi exibido x o número de vezes que foi clicado.

A CTR ou taxa de cliques

Uma das métricas mais importantes de uma campanha é a CTR, pois com ela você pode acompanhar o desempenho de anúncios e palavras-chave. Quanto maior for a relação entre as palavras-chave e os anúncios em sua campanha, maiores serão as chances de usuários clicarem nele.

Cada anúncio e cada palavra-chave tem CTRs próprias que permitem que você tenha informações sobre quais anúncios estão desempenhando mais efetivamente, assim como as palavras-chave.

O que a CTR pode me informar sobre as campanhas?

Uma CTR alta é uma bom sinal de que os anúncios são relevantes e claro, úteis para os usuários. 

A campanha considerada de boa qualidade apresenta uma CTR acima de 3%, uma CTR elevada contribui com o índice de qualidade das palavras-chave e anúncios, assim você pode vir a pagar menos pelo clique e ainda aparecer numa posição melhor que os demais concorrentes de seu segmento.

Acompanhar esta métrica é importantíssimo para manter a campanha em um nível favorável dentro do Google Adwords (que agora chama Google Ads). Para isso é necessário análises quase que diárias e uma boa experiência no assunto, assim munidos dessas métricas você pode criar novas estratégias explorando mais suas campanhas alcançando ainda melhores resultados.

Por que é importante?

Simplificando, a taxa de clique é um sinal revelador do sucesso de suas campanhas de marketing. 

Ao calcular quantas pessoas realmente acabam clicando no anúncio depois de visualizá-lo, ele revela a força (ou fraqueza) e a qualidade do seu anúncio, imagens, posicionamento e palavras-chave. 

Melhorar a taxa de clique é uma das maneiras mais rápidas de aumentar as conversões e gerar mais vendas. Para descobrir se você está fazendo um bom trabalho na pesquisa paga, com o SEO ou com suas campanhas de e-mail marketing, compare sua CTR com as médias do seu setor.

A CTR é uma métrica chave

De um modo geral, uma alta CTR correlaciona-se com taxas de conversão mais elevadas. Isso provavelmente está ligado ao fato de que, se as pessoas clicam no seu anúncio, há algo de interessante nisso. 

Por sua vez, é mais provável que as pessoas se sintam entusiasmadas com sua oferta e sigam seu apelo à ação. Além disso, se mais pessoas estiverem clicando, a taxa de engajamento é mais alta, o índice de qualidade melhora, o custo por clique é menor e a parcela de impressões também aumenta. 

Uma boa CTR tem um efeito cascata, criando toda uma cadeia de resultados positivos.

Mas, junto com outros KPIs, é ainda mais poderosa

Lembre-se de que a CTR é uma medida de quantas pessoas clicaram no seu anúncio. Ele não reflete a taxa de conversão da sua página de destino, como o número de pessoas que concluíram um formulário ou entraram em contato com seu representante de vendas. 

Por si só, esta métrica pode informar a você como o anúncio é atraente e quantos cliques ele gera, mas se você estiver buscando conversões, não apenas espectadores, a CTR sozinha não lhe dirá muito.

Por exemplo, se um anúncio tiver uma CTR muito alta e uma taxa de conversão baixa, provavelmente será um sinal de que o público-alvo que você está acessando é muito amplo ou talvez a mensagem de anúncio não esteja alinhada corretamente com a página de destino. Portanto, use esta métrica junto com outras métricas para fornecer uma visão completa.

Rede de pesquisa e rede de display: Diferentes taxas de cliques

As taxas de CTR são diferentes para uma campanha na Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Rede de Display

A campanha de Rede de Display é construída através de banners atrativos que visam lembrar o usuário sobre aquele produto ou serviço. Estes anúncios normalmente têm muitas impressões, porém poucos cliques. Nesse sentido, a taxa de CTR para Display é muito baixa. Por isso o ideal é considerar um investimento em CPM (Custo por Mil impressões).

Na Rede de Display considera-se que o anunciante quer trabalhar mais o share da marca, ou seja, seu interesse maior é visibilidade (impressões).

Rede de Pesquisa

Já na Rede de Pesquisa a busca efetiva é pelo melhor negócio/a melhor oferta, aí que entra uma alta CTR e palavras-chave que levem os usuários diretamente ao que procuram, ou seja, seu produto!

Caso o usuário já tenha sido impactado em outro momento na Rede de Display, com certeza vai se lembrar do anunciante e optar por ele no momento da decisão.

Em uma campanha de pesquisa, a CTR é de extrema importância. Por isso, fique de olho, pois ela indica a quantidade de vezes que seu anúncio fez a oferta, geraram cliques e a qualidades dos mesmos.

Considerações finais

Sua taxa de cliques pode dizer muito sobre o desempenho de suas campanhas de links patrocinados. Além de informar a você qual porcentagem dos usuários que vêem seu anúncio clicando, ela pode ajudar você a diagnosticar outros possíveis problemas que você pode ter dificuldade para identificar sem a métrica.

Você não está atingindo suas metas de taxa de cliques? Não tem certeza do que suas métricas de CTR significam para suas campanhas? Nós podemos ajudá-lo lá. Entre em contato com a gente!

E agora que você já sabe o que é e para que serve a CTR, que tal ficar por dentro de mais dicas que também são indispensáveis para o desenvolvimento de uma campanha bem elaborada? Volte ao nosso blog e confira os posts que preparamos especialmente pra você!