Índice de qualidade do Google Adwords: Pague menos e apareça no topo

18 de Maio de 2016 Adwords 2 Comentários

Muito se é falado sobre o índice de qualidade do Google Adwords (IQ) no momento de analisar e otimizar uma campanha de links patrocinados. Entre diversas métricas o IQ merece atenção pois pode ajudar em diversas tomadas de decisões. Antes de pensar quais ações podem ser realizadas após análise, vamos entender o que é esse índice de qualidade do Google Adwords.

O índice de qualidade é uma nota de 1 à 10 que cada palavra-chave recebe, estimando a qualidade do anúncio, página de destino e palavra-chave, ou seja, é uma forma de incentivar que as empresas criem anúncios relevantes e paguem menos pelo clique, já que ele interfere no leilão.

Ao criar um anúncio no Google, a plataforma irá verificar o texto do anúncio, o texto da página que o anúncio é direcionado e a palavra-chave que está chamando o anúncio, tudo isso irá dizer se a empresa está vendendo algo condizente com o que anuncia.

Segue exemplo abaixo:

Essas informações juntas servirão de base para estimar o IQ, por exemplo, se você cadastrou a palavra: comprar flores vermelhas, para garantir que seu IQ seja o mais alto possível, seria preciso, que o texto do seu anúncio contenha as palavras: Compre flores vermelhas; e a página de destino seja de opções de flores vermelhas. Assim o usuário verá o que realmente está buscando, garantindo uma boa experiência em suas compras na internet.

Além da análise desses três pilares que ligam sua empresa ao consumidor (Palavra, anúncio e página de destino) o Google também levará em conta alguns índices, como a taxa de cliques (CTR), taxa de impressões, conversões etc., que dirá a ele se realmente há relevância para o usuário que buscou por determinada palavra-chave.

Com um IQ alto você garante um baixo custo por clique, consequentemente, conseguirá obter mais cliques por um preço menor e com uma ótima posição. Isso aumenta e muito o número de clientes entrando em contato com seu negócio, por isso é importante que a campanha esteja bem segmentada, com grupos de anúncios que tenham as variações de palavras-chave semelhantes, com anúncios criativos e relevantes, além de ter uma página de destino que ofereça o melhor conteúdo possível para a pessoa que está buscando determinado produto ou serviço.

Não é rápido e nem fácil ter uma campanha de Google Adwords bem segmentada e relevante, por isso é importante colocar sua campanha nas mãos do profissional certo, para evitar gastos desnecessários decorrentes de profissionais que não entendem da plataforma e são limitados nas estratégias. Por isso a Agência Mazag acumula cases de sucesso e parcerias duradouras, pois o nosso foco é o resultado positivo, o que nos faz buscar cada vez mais expertise para garantir nossa parceria com o Google Adwords.