6 dicas para atender clientes vindos das campanhas de Google Adwords

21 de setembro de 2016 Adwords, Google Nenhum Comentário

As campanhas de Google Adwords são uma das melhores formas para trazer clientes até sua empresa. Porém, no momento de garantir uma venda, é necessário se atentar para alguns detalhes no seu departamento comercial que fazem muita diferença, pois o primeiro contato que alguém tem com sua empresa é o momento mais importante para definir a aquisição de um novo cliente ou não. Entao, atente-se para as 6 dicas abaixo:

  1. Comercial ativo

Parece um pouco óbvio, mas ter alguém disponível para atender os contatos, que chegam por email ou telefone em todos os momentos que as campanhas estão ativas, é de extrema importância. Quando alguém envia um contato por email, deve-se lembrar, que ela também está enviando para seus concorrentes e se você demora para responder, pode perder uma grande oportunidade. Além disso, se há um número de telefone no site, há, também, a necessidade de alguém preparado para atender as ligações. Quando um cliente liga é algo incrível, pois você tem a oportunidade de persuadi-lo e usar outros argumentos durante a ligação, além de ter a atenção da pessoa de forma “exclusiva”.

  1. Perguntas frequentes

Para evitar que seus clientes liguem para fazer perguntas e ocupar o tempo que seu departamento de venda tem para fazer outras coisas, como prospectar clientes etc. Crie uma página de perguntas frequentes, esclarecendo aquelas que são de extrema importância e constante dúvida. Dessa forma, você facilita e otimiza o tempo do consumidor e de sua equipe de vendas, além de garantir mais relevância para suas campanhas de Google Adwords.

  1. Escutar o que o cliente tem a dizer

Alguns departamentos comerciais decoram tão bem suas falas, que na hora de atender uma ligação ou responder um e-mail, copiam e colam ou repetem a mesma mensagem, mas nem se quer param para entender qual a necessidade de cada cliente e talvez, oferecer informações que são diferenciais e ajudarão o cliente a se decidir.

  1. Criar futuras conexões

Se descobrir que o produto ou serviço que você tem não irá suprir a necessidade do cliente, ao invés de insistir em uma venda que não dará certo, informe a realidade e ofereça outras soluções, como indicação de outras empresas, dicas etc. Dessa forma você pode criar um elo com o cliente que confiará na índole de sua empresa e estará disponível para fazer futuros contatos.

  1. Conhecer o perfil do seu cliente e entender em que momento ele está

É muito importante, em primeiro lugar, saber quem é seu cliente, e não se preocupar somente com o problema que ele tem e a solução que ele quer, mas entender em que momento ele está, quais seus medos, dúvidas etc. Por exemplo, se você é uma loja de acessórios para carro, entender o cliente é saber que quando ele quer um produto X, possivelmente precisa ou precisará o produto Y e que ele tem medo de comprar produtos piratas etc., dessa forma você conseguirá garantir um bom atendimento e mostrar confiança as pessoas.

  1. Profissionalismo e linguagem adequada

Quando falamos de linguagem adequada, não é para pensar somente no uso correto da gramática da língua portuguesa, mas sim entender como o seu cliente se expressa, como ele gostaria de ser atendido e como é a melhor forma de se aproximar dele. Uma loja de surfe precisa usar as gírias de surfistas, uma loja de casamento, precisa saber qual a classe que atende para conseguir falar a mesma língua da noiva. Deve-se, também, entender que homens e mulheres prestam atenção em características diferentes de um mesmo produto e isso é importante para ajudar a vender. Usar a linguagem adequada, independente de qual seja, é agir com profissionalismo e respeito.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários, estou à disposição!