Como Configurar o Google Analytics no Google Tag Manager

15 de Fevereiro de 2016 Google Tag Manager 2 Comentários

Aprenda Como Configurar o Google Analytics no Google Tag Manager!

Para configurar o Google Analytics em seu site através do Google Tag Manager é bem simples, basta seguir os 5 passos abaixo:
1 – Após colar o código do GTM em seu site, acesse a plataforma, clique no contêiner do site desejado e clique em adicionar uma nova tag.

1

2 – Clique em Google Anlaytics e você iniciará a configuração da tag

2

3 – Na segunda etapa da configuração escolha o Universal Analytics, que se trata de uma versão mais recente do Google Analytics e traz mais vantagens, a seguir clique em continuar.

3

4 – Na terceira etapa, basta inserir o ID código do acompanhamento do Google Analytics, exemplo UA-19922356-1, mantenha o tipo de acompanhamento como exibição de página. As informações nos campos de “configurações” e de “configurações avançadas” podem ficar do jeito que estão, por padrão, porque não necessidade de alterá-las se seu site for simples, clique em continuar e vá para ultima etapa.

4

Não esqueça de ativar a funcionalidade de publicidade gráfica, caso queira usar segmentações mais detalhadas dos usuários para campanhas de remarketing e display no google adwords posteriormente.

5 – Na última etapa selecione a regra já criada automaticamente pela ferramenta Todas as Páginas (all pages), após isso clique em criar e salve a tag.

5

Em seguida, clique em Publicar no canto superior direito da tela e clique em Publicar Agora no box que abrir, caso contrário a tag não disparará.

6

 

Para confirmar se está tudo ok, baixe a extensão Tag Assistant e acesse o site em questão.

Clique na extensão e ela apontará as tags na cor verde, caso esteja azul não se preocupe, ela irá atualizar e ficará verde posteriormente, mas caso esteja vermelha significa que alguma etapa está errada, volte os passos verifique se a tag do Google Tag Manager está colada na seção certa do site.

Pronto! Você já sabe Como Configurar o Google Analytics no Google Tag Manager e seu site já possui o monitoramento pelo código.

Agora aprenda a configurar outras tags de acompanhamento nos posts relacionados abaixo.