O que é o Google Analytics?

31 de janeiro de 2015 Google Analytics 3 Comentários

O Google Analytics é uma ferramenta de análise WEB importante para estratégias de campanhas e divulgações digitais, onde através de sua plataforma podemos monitorar o volume de visitas e interações em websites, ela possui fácil acesso e é usada pelo mundo inteiro, possuindo duas versões, a premium e a grátis.
A versão premium foi lançada em 2011 com novos recursos apenas para o Reino Unido, EUA e o Canadá e recentemente vem chegando ao Brasil, disponibilizada por revendedores autorizados, sendo mais utilizados por sites de grandes empresas, e que possui um volume gigantesco de visitas.

É fácil mexer no Google Analytics?

Basicamente, qualquer pessoa com um login e senha no Google consegue ter acesso e configurar seu site para iniciar o acompanhamento, e o próprio Google Analytics fornece um guia de primeiros passos e um treinamento grátis online com vídeos, que auxilia no entendimento das métricas ajudando em seu projeto.
Porém, se você deseja usar esta impressionante ferramenta de marketing digital em seu nível máximo aproveitando todos os recursos, a opção ideal é uma consultoria em Google Analytics, caso escolha uma ajuda especializada, a Mazag dispõe de profissionais qualificados e certificados pelo Google para auxiliar empresas em seus projetos.

Principais vantagens de usar:

O principal benefício de usar esta ferramenta é conseguir mensurar o desempenho de todos os canais de entrada do site, sendo eles por campanhas de email marketing, Google Adwords, tráfego orgânico(SEO), sites de referência, redes socias, tráfego direto e até mesmo campanhas offline. O processo de mensuração é realizado através de relatórios com métricas e dimensões que apresentam quais fontes de tráfego trouxe maior retorno e qual deve ser otimizada ou alterada para conseguir alcançar o resultado esperado através do site.
Analisando de forma micro, é possível avaliar até mesmo geograficamente quais palavras chave ou tráfego de entrada trouxe mais receita ou contatos qualificados para empresa, e com isso entender a qualidade das visitas e conseguir otimizar investimento ou pensar em novas estratégias.

Veja abaixo as principais vantagens para acompanhamento de projetos online com o Google Analytics:

1 – Configuração de Metas

icone de meta

A configuração de metas serve para mensurar o número de conversões que o site gera, seja por um preenchimento de formulário, uma visualização de um video, um conjunto de páginas visualizada por um usuário ou até mesmo o tempo médio de uma visita. E com o acompanhamento destas ações, pode ser encontrado muitas oportunidades para incrementar as estratégias e otimizações.

2 – Acompanhamento do caminho do usuário até a página de venda ou conversão

acompanhamento-funil-google-analytics

Este acompanhamento é perfeito para avaliar onde o usuário está saindo do site no momento que está fazendo uma compra ou contato por formulário, isto serve para enxergarmos oportunidades de melhora nas páginas do site e consequentemente diminuir o número de vendas e contatos perdidos.

3 – Configuração para lojas virtuais (E-commerce)

Configuração do comercio eletrônico Google Analytics

O Google Analytics possui uma configuração feita para lojas virtuais, onde visualizamos relatórios que nos mostram número de receita, vendas, valor médio do pedido, compras exclusivas e muito mais.

4 – Informações de visitas

Informações de visitas google analytics

Relatório de informações de localização do usuário, novas visitas, visitantes antigos, qual navegador usado, qual sistema operacional usado, tempo médio de visita e etc…

5 – Sazonalidades

Sazonalidades Google Analytics

Veja o desempenho de suas campanhas em sazonalidades do ano, e descubra também novos períodos de pico para produtos e serviços específicos, conseguindo investir da melhor forma possível e traçar novas estratégias.

6 – API

Api Google Adwords

Configure os dados do Google Analytics com diversos sistemas empresariais, para integrar dados do site com os resultados reais da empresa e conseguir relatórios fundamentais para planejamento de estratégias de marketing e até mesmo redução de custos e medição do ROI.

7 – Experiência com Teste A/B

Experience Google Analytics

Crie diferentes landing pages para um mesmo objetivo e faça uma avaliação de teste A/B com os relatórios que o Google Analytics vai gerar através das visitas e veja qual comunicação e layout trarão mais resultados no seu público alvo.

8 – Relatórios personalizados e com programação

Relatórios Google Analytics

Crie relatórios personalizados e focados para o seu negócio, com métricas extremamente relevantes e que vão ajudar a identificar oportunidades para otimizar campanhas, e tudo isso com acompanhamento semanal, mensal ou do modo que vc preferir a programação.