O que é e para que serve a CTR?

31 de janeiro de 2015 Adwords Nenhum Comentário

Uma campanha de sucesso no Google Adwords está intimamente ligada à esta métrica, leia.

Entenda o que é e para que serve a CTR, expressão que vem do inglês Click-Through Rate, nome dado a taxa de impressões X cliques obtidos na campanha, ou seja o número de vezes que o anúncio foi exibido X o número de vezes que foi clicado.

Uma das métricas mais importantes de uma campanha é a CTR, pois com ela você pode acompanhar o desempenho de anúncios e palavras-chave. Quanto maior for a relação entre as palavras-chave, os anúncios em sua campanha, maiores serão as chances de um usuário clicar em seu anúncio.

Cada anúncio e cada palavra-chave tem CTRs próprias que permite que você tenha informações sobre quais anúncios estão melhor se desempenhando, assim como as palavras-chave.

Uma CTR alta é uma boa indicação de que os anúncios são úteis e relevantes para os usuários. A campanha considerada de boa qualidade apresenta uma CTR acima de 3%, uma CTR elevada contribui com o índice de qualidade das palavras-chave e anúncios, assim você pode vir a pagar menos pelo clique e ainda aparecer numa posição melhor que os demais concorrentes de seu segmento.
Acompanhar a CTR é importantíssimo para manter a campanha num nível favorável dentro do Google Adwords, para isso é necessário analises quase que diárias e uma boa experiência no assunto, munidos dessas métricas você pode criar novas estratégias explorando mais suas campanhas alcançando ainda melhores resultados.

 As taxas de CTR são diferentes para uma campanha na Rede de Pesquisa e Rede de Display.

A campanha de Rede de Display é construída através de banners atrativos que visam lembrar o usuário sobre aquele produto ou serviço. Os anúncios em Rede de Display normalmente têm muitas impressões porém poucos cliques, nesse sentido, a taxa de CTR para Display é muito baixa. Por isso o ideal é considerar um investimento em CPM (Custo por Mil impressões).

Na Rede de Display considera-se que o anunciante quer trabalhar mais o share da marca, ou seja, seu interesse maior é visibilidade (impressões).

Já na Rede de Pesquisa a busca efetiva é pelo melhor negócio a melhor oferta, ai que entra uma alta CTR e palavras-chave que levem o usuário diretamente ao que ele procura, o seu produto!

Caso o usuário já tenha sido impactado em outro momento na Rede de Display, com certeza vai se lembrar do anunciante e optar por ele no momento da decisão.

Em uma campanha de pesquisa a CTR é de extrema importância, fique de olho, pois ela indica a quantidade de vezes que seu anúncio fez a oferta, geraram cliques e a qualidades dos mesmos.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a CTR, que tal ficar por dentro de mais dicas que também são indispensáveis para o desenvolvimento de uma campanha bem elaborada? Volte ao nosso blog e confira os posts que preparamos especialmente pra você!